O secretário de estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, não presidirá à beatificação do Servo de Deus José Gregorio Hernández, cerimônia que terá lugar na próxima sexta-feira em Caracas, Venezuela, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé hoje, 28 de abril.

"Por razões de força maior, principalmente ligadas à pandemia da COVID-19, o Secretário de Estado não poderá viajar à Venezuela, como desejava, por ocasião da beatificação do Venerável Servo de Deus José Gregorio Hernández, que terá lugar em Caracas, no dia 30 deste mês", anunciou uma nota oficial da Santa Sé.

O Cardeal assegurou "a sua participação espiritual neste importante momento para a Igreja e para todo o país" e espera que o evento "contribua para aprofundar a fé dos venezuelanos e a sua vida cristã, na imitação do novo Beato, para enfrentar a crise humanitária e para promover uma coexistência plural e pacífica”.

Parolin foi núncio apostólico na Venezuela de 2009 até outubro de 2013, quando foi nomeado secretário de estado.

O comitê organizador da beatificação de José Gregorio Hernandez, chamado popularmente de "médico dos pobres", informou que a celebração será às 10h locais (11 de Brasília) na igreja da Escola La Salle em Caracas, bairro onde o futuro beato realizou grande parte do seu trabalho.

Dom Aldo Giordano, núncio apostólico na Venezuela, o administrador apostólico de Caracas, Cardeal Baltazar Porras, e o arcebispo emérito de Caracas, Cardeal Jorge Urosa serão concelebrantes, mas não foi informado quem substituirá o cardeal Parolin.

Os organizadores informaram que a haverá de 120 a 150 pessoas presentes incluindo os celebrantes. O propósito da medida é evitar aglomerações que acelerem a transmissão da COVID-19 no país.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Venezuela registrou 192.498 infecções e 2.065 mortes relacionadas ao coronavírus.

Confira também: