O cardeal Marc Ouellet, prefeito do Dicastério para os Bispos da Santa Sé, foi acusado de abuso sexual no Canadá. Ouellet é canadense e foi arcebispo de Quebec de 2003 a 2010.

Segundo a agência de notícias AFP, o cardeal Ouellet, de 78 anos, está entre os acusados ​​"em uma ação coletiva contra mais de 80 padres e leigos em Quebec".

Segundo AFP, Ouellet é acusado "de ter tocado de maneira inadequada uma estagiária entre 2008 e 2010 enquanto era arcebispo de Quebec".

A acusação está nos documentos da ação legal apresentada ao Tribunal Superior de Quebec, uma das cidades mais importantes da região de fala francesa do Canadá.

O processo contém testemunhos de 101 pessoas que foram "agredidas sexualmente" por padres e leigos desde 1940.

Quem acusa o cardeal Ouellet é uma mulher identificada como "F", que diz, segundo a AFP, ter sido abusada várias vezes. Ela disse que o cardeal a teria beijado e tocado de forma inadequada.

A arquidiocese de Quebec disse à AFP que "tomou nota das acusações contra o cardeal Marc Ouellet" e disse não querer "fazer nenhum comentário sobre o assunto".

Marc Ouellet nasceu em 8 de junho de 1944. Foi ordenado sacerdote aos 23 anos, em 25 de maio de 1968. Em 2001 foi nomeado secretário do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, cargo que ocupou até sua nomeação como arcebispo Quebec em 2003.

Em 2010 foi nomeado prefeito da Congregação e agora Dicastério para os Bispos da Santa Sé, cargo que ocupa atualmente.

O cardeal Ouellet fez parte da comitiva do papa Francisco durante sua recente viagem ao Canadá no final de julho.

Confira também: