O Conselho de Cardeais, que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria, concluiu nesta quarta-feira, 4 de dezembro, sua 32ª reunião, na qual o Cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã, explicou como “será desenvolvido o próximo caminho sinodal na Alemanha e quais são os temas que serão debatidos”.

Assim informou a Sala de Imprensa do Vaticano em um comunicado no qual também indicou que, nesta ocasião, os debates dos cardeais se centraram em dois aspectos principais do esboço da nova Constituição Apostólica: “as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais e a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja, e a estudar as bases teológico-pastorais destes aspectos”.

No comunicado de imprensa também se afirma que “desde setembro até poucos dias antes do início da sessão, continuaram chegando algumas sugestões sobre o texto da nova Constituição Apostólica, cuja leitura e avaliação prosseguirão na próxima sessão de fevereiro de 2020".

Por outro lado, o Cardeal Michael Czerny, subsecretário da seção de migrantes e refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, apresentou ao Conselho uma avaliação dos trabalhos da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a região Pan-Amazônica.

Nesse sentido, refletiu sobre a elaboração do documento pós-sinodal à luz de "algumas considerações oferecidas pelo Cardeal Sean Patrick O'Malley, sobre a preparação do documento pós-sinodal".

Na 32ª reunião do Conselho de Cardeais, realizada de 2 a 4 de dezembro, participaram o Cardeal Pietro Parolin, o Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, o Cardeal Reinhard Marx, o Cardeal Seán Patrick O'Malley, o Cardeal Giuseppe Bertello e o Cardeal Oswald Gracias.

Também esteve presente Dom Marcello Semeraro, Secretário do Conselho. O Papa Francisco participou todos os dias dos trabalhos do Conselho, exceto nesta quarta-feira, 4 de dezembro pela manhã, que teve que se ausentar para presidir a Audiência Geral celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Confira também: