O Bispo emérito de Hong Kong, Cardeal John Tong, presidiu a Missa Internacional Aniversária da Peregrinação de maio, no último domingo, quando sublinhou a importância do exemplo de Maria em sua vida.

“Recordo pessoalmente o impacto que teve em mim o exemplo dos serviços caritativos dos missionários estrangeiros, quando em criança vivia em Cantão, logo depois do final da Segunda Guerra Mundial”, disse o Purpurado, ressaltando que “o seu espírito missionário e caritativo suscitou em mim o desejo de os imitar”.

Dom John Tong contou que aqueles missionários “fizeram nascer em mim a vocação sacerdotal e decidi entrar para o seminário em Macau, pouco antes da minha família se refugiar em Hong Kong”.

“Como a Virgem Maria – assinalou –, devemos acolher o Espírito Santo e deixá-Lo agir em nós: irá nos ajudar, assim, a levar Cristo ao mundo e o mundo a Cristo. Irá nos tornar abertos e atentos às necessidades dos outros e a partilharmos o tesouro e a alegria da nossa fé”, completou.

A Missa recordou o primeiro aniversário da canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, realizada em 13 de maio de 2017 pelo Papa Francisco no Santuário de Fátima. Além disso, segundo a liturgia do dia, celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor.

Nesse sentido, Dom John Tong assinalou que “Jesus, com o Seu Espírito, forma em nós uma nova humanidade. Ele próprio nos impele na procura da liberdade, da dignidade, da justiça, da responsabilidade, ou melhor, fortalece o nosso próprio desejo de construir um mundo mais justo e mais unido”.

“Com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”, sublinhou.

Na Missa, concelebrada por 18 bispos e 227 sacerdotes, o Bispo emérito de Hong Kong reforçou ainda que a comunidade de crentes, consciente de ter recebido um mandato divino, deve se encher de “fervor missionário e de alegria pascal” tornando-se no mundo “testemunha da nova realidade da vida realizada em Cristo”.

Confira também: