O Cardeal Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, foi reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), assim como o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, na vice-presidência, para o triênio 2017-2020, quando pretendem priorizar a juventude.

A eleição aconteceu durante a Assembleia Plenária que acontece até a próxima quinta-feira, em Fátima. Na ocasião, também foi eleito Padre Manuel Barbosa como secretário.

Além disso, houve a eleição como vogais do Conselho Permanente da CEP de Dom Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo; Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; Dom José Ornelas, Bispo de Setúbal; Dom Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco; e Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda.

Em declaração à imprensa após a eleição, Dom Manuel Clemente indicou que entre as prioridades deste triênio da Igreja em Portugal estarão os jovens, em sintonia com a Igreja no mundo, que se prepara para o Sínodo de 2018, o qual terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

“Se alinhamos com as prioridades com a Igreja no seu conjunto, como queremos cooperar, a juventude está no primeiro plano”, assinalou.

Sobre a Conferência Episcopal Portuguesa, que presidirá por mais três anos, o Cardeal Clemente explicou que se trata de uma “instância de cooperação entre bispos das várias dioceses portuguesas”.

“A Conferência Episcopal não é um lugar intermédio. Há muitas coisas que ganhamos em trabalhar em conjunto. Há também algumas que, de Roma, nos são consignadas para resolvermos em conjunto. Mas é sobretudo uma instância de partilha de cooperação, de intercâmbio de inciativas”, sublinhou.

Confira também: