Nesta quinta-feira, 04, a Santa Sé anunciou que o Para Francisco nomeou dois novos membros para a Congregação para os bispos. São eles os cardeais William J. Tobin (nascido nos Estados Unidos) e Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil.

O Cardeal Tobin, foi Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor durante doze anos e Secretário da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. Atualmente é Arcebispo de Newark, nos EUA.

Dom Sergio, que já era membro da Congregação para o Clero, assume agora uma nova responsabilidade junto à Santa Sé, como membro da Congregação para os bispos. Este dicastério é comandado pelo Cardeal canadense Marc Ouellet, de 76 anos, que já apresentou sua renúncia por motivo de idade conforme o Código de Direito, mas teve seu mandato estendido.

Dom Sérgio é brasileiro, nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, e tem 62 anos de idade. Foi ordenado padre na Diocese de São Carlos (SP) em 1984 e posteriormente nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001 por São João Paulo II. Em 2007 Bento XVI o transferiu a Teresina (PI) como coadjutor, assumindo o cargo de Arcebispo Metropolitano um ano depois.

Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Brasília em 2011 e foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 19 de novembro de 2016, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. O cardeal foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019 e relator geral da XV Assembleia dos Bispos em 2018, ano em que o Sínodo tratou do tema da juventude.

Além de membro das Congregações para o Clero e para os Bispos, Dom Sergio faz parte do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). Desde março de 2020 é Arcebispo de Salvador na Bahia e Primaz do Brasil.

Confira: