Ao presidir ontem na Basílica de São Lorenzo Extramuros uma Eucaristia em ocasião da memória litúrgica do Beato Pio IX, elevado aos altares em 3 de setembro de 2000, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, destacou o fermento evangélico em "tempos difíceis e problemáticos" assim como o valioso testemunho do Papa Mastai Ferretti.

O Cardeal Bertone explicou que Pio IX, "em seus 32 anos de pontificado (1846-1878), desenvolveu seu serviço apostólico sabendo discernir e indicar, entre as tantas instâncias que maturavam em um clima difícil e problemático, o que constituiria o fermento evangélico autêntico do qual se imbuiu para dar fruto".

Pio IX, explicou o Cardeal "foi o Papa do Concílio Ecumênico Vaticano I (…), o Papa da constituição dogmática Dei Filius sobre a fé católica e da célebre constituição dogmática Pastor aeternus sobre o primado do Romano Pontífice. Durante seu pontificado esteve atento à formação do clero, e ainda hoje, é de grande atualidade sua carta sobre a disciplina do clero na Irlanda Nemo certe ignorat de 25 de março de 1852".

O Papa Mastai Ferretti, continuou o Cardeal Bertone, sempre foi um pastor "desejoso de promover uma vida espiritual mais intensa, que moveu a praticá-la com a vida e o exemplo, em um caminho de autêntica espiritualidade e de pessoal e dócil adesão a Cristo".

O Secretário de estado Vaticano disse ademais que Pio IX, "com o vigor espiritual de fazê-la próxima, aproximava-se diariamente à Eucaristia, fonte imensurável da própria missão" em que encontrou "o consolo cotidiano de seu espírito, especialmente nos momentos mais difíceis".

Finalmente o Cardeal recordou que uma das características da espiritualidade do Papa Mastai Ferretti foi seu "terníssima devoção à Virgem, que o acompanhou desde seus primeiros anos de sacerdócio, como o mesmo afirma na bula Ineffabilis Deus (em 1858) com a que definiu o dogma da Imaculada Conceição. Toda sua vida foi um contemplar à Virgem Maria, ícone de pureza e símbolo da Igreja peregrina no tempo".

Com o Cardeal concelebraram, entre outros, o Arcebispo Francesco Cuccarese, o Bispo Mario Cecchini, Monsenhor Brunero Gherardini, Postulador da causa de canonização de Pio IX, e o pároco de São Lorenzo  Extramuros, Pe. Bruno Mustacchio.