Cinco membros do Colégio de Cardeais se uniram para escrever um livro em defesa da doutrina da Igreja sobre os católicos divorciados em nova união e afirmaram que se trata do enfoque mais misericordioso que se pode esperar.

O livro “Remaining in the Truth of Cristo: Marriage and Communion in the Catholic Church” (Permanecendo na verdade de Cristo: Matrimônio e comunhão na Igreja Católica) oferece uma resposta à proposta do Cardeal Walter Kasper para que os católicos divorciados em nova união possam receber a Eucaristia.

Os cinco cardeais autores do livro são Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Raymond Leo Burke, Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; Walter Brandmüller, presidente emérito do Comitê Pontifício de Ciências Históricas; Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha e um dos teólogos mais próximos a São João Paulo II em questões de moralidade e família; e Velasio Di Paolis, Presidente emérito da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Além dos cardeais, quatro professores e teólogos peritos também fizeram contribuições ao livro: Robert Dodaro (OSA), o editor John Rist, o jesuíta Paul Mankowski e o Arcebispo Cyril Vasil.

Segundo a editora Ignatius Press, o livro aborda argumentos bíblicos sustentados pela atual doutrina da Igreja assim como os ensinamentos e práticas da Igreja primitiva.

No seu site, Ignatius Press explica que o livro "percorre a história de séculos de resistência católica" à recepção da comunhão por parte de católicos divorciados em nova união. Do mesmo modo, revela "sérias dificuldades teológicas e canônicas inerentes nas práticas do passado e presente da Igreja Ortodoxa".

"Em nenhum destes casos, bíblicos ou patrísticos, estes estudiosos encontram argumentos a favor do tipo de 'tolerância' que o Cardeal Kasper propõe com respeito aos matrimônios civis que se divorciam", assinala a editora.

Em fevereiro, o Cardeal Kasper, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, referiu-se ao matrimônio e a vida familiar, dedicando a última parte de seu discurso ao "problema dos divorciados recasados" e propôs que os divorciados recasados possam receber a Comunhão.

Ignatius Press sustenta que os diversos estudos analisados no livro "levam à conclusão de que a fidelidade de muitos anos da Igreja à verdade do matrimônio constitui o fundamento irrevogável de sua resposta misericordiosa e amorosa à pessoa que está civilmente divorciada e recasada".

"Portanto, o livro desafia a premissa de que a doutrina tradicional católica e a prática pastoral contemporânea se contradizem".