No último sábado, foi inaugarada em Kirkuk, Iraque, a "Igreja dos Mártires", uma pequena capela dedicada aos 937 cristãos que desde ano 2003, foram assassinados por causa de sua fé no Iraque.

O Arcebispo caldeu de Kirkuk, Dom Louis Sako, explicou ao site Baghdad Hope, que a capela aberta no sábado 5 de maio pode alojar até 70 pessoas e servirá para celebrar a Missa diária. Além disso, o templo também acolherá grupos de oração e contemplação em substituição da catedral.

Ao final do mês de abril, Dom Sako organizou um encontro entre todas as etnias da cidade para construir pontes para a paz, a iniciativa foi apoiada pela administração e a cidadania. Do encontro surgiu um comitê formado por diferentes líderes que continuarão construindo laços de amizade e diálogo pacífico.

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a entidade da Santa Sé que ajuda pastoralmente a igreja em situação de extremas necessidades ou que sofre perseguição em qualquer parte do mundo, lançou em 2010 a seguinte oração para rezar pelos cristãos no Iraque:

Oração pelos cristãos perseguidos

"Nosso Deus,

que em vossa misteriosa Providência

quisestes associar a vossa Igreja

aos sofrimentos do vosso Filho,

concedei aos fiéis

que sofrem perseguição

por causa do vosso Nome,

o dom da paciência e da caridade,

para que possam dar testemunho fiel

e acreditável das vossas promessas.

Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém".