A capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Nindirí, em Masaya (Nicarágua), foi profanada com "fúria e ódio", já que os indivíduos desconhecidos não apenas roubaram a custódia e o cibório, mas também quebraram imagens, pisotearam as hóstias e fizeram outras destruições.

O evento ocorreu nesta quarta-feira, 29 de julho. O sacerdote Jesús Silva, pároco da paróquia de Santa Ana, à qual pertence a capela, fez a denúncia nesta quinta-feira nas redes sociais.

"Esse ato foi realizado com fúria e ódio, porque não apenas roubaram a custódia e o cibório, mas também quebraram imagens, ultrajaram o sacrário, pisotearam as hóstias, quebraram bancos, causaram danos a móveis, portas e encanamento e, como se não bastassem esses ultrajes, fizeram suas necessidades fisiológicas sobre o que puderam”, expressou na página do Facebook da paróquia.

O sacerdote indicou que os membros da capela da comunidade de Los Brenes, junto com os paroquianos, ofereceram um ato de reparação nesta quinta-feira, dia 30. "Pedimos suas orações", expressou.

Esse ataque foi condenado pelo Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, que denunciou que esse tipo de evento “tem sido realizado com frequência em diferentes capelas nos últimos dias.

Em um comunicado, a Arquidiocese de Manágua indicou que o Cardeal exorta os sacerdotes a "salvaguardar as espécies sagradas nas capelas mais vulneráveis".

"O senhor Arcebispo oferece suas orações e reitera seu chamado aos sacerdotes e fiéis a estar atentos e vigilantes no cuidado de suas capelas, pedindo a todos que se unam em oração de reparação e desagravo diante dessa situação", assinalou o comunicado publicado, em 30 de julho.

Alguns dias atrás, a capela de Nossa Senhora do Carmo, da paróquia de Nosso Senhor de Veracruz, na área pastoral de Masaya, também foi profanada. A Arquidiocese de Manágua denunciou que "o Sacrário de Jesus Sacramento foi arrastado ao chão" por desconhecidos.

O pároco, Pe. Pablo Villafranca, disse que os criminosos também roubaram bens materiais da capela.

Da mesma forma, em 20 de julho, um homem bêbado invadiu a Catedral de Manágua com uma van, destruindo parte da infraestrutura do templo. Segundo testemunhas, o motorista estava no veículo com duas crianças.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: