Através de uma Carta Apostólica em forma de Motu Proprio publicada no sábado, 19 de janeiro, o Papa Francisco estabeleceu que a Capela Musical Pontifícia fará parte do Departamento das Celebrações Litúrgicas.

"Disponho que a Capela Musical Pontifícia se integre ao Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice como um lugar específico de serviço para as funções litúrgicas papais e, ao mesmo tempo, custódia e promoção da preciosa herança artístico-musical produzida nos séculos pela própria Capela Sistina nas solenes liturgias dos Pontífices".

"Portanto, considerando o que acabo de estabelecer, nomeio o Reverendíssimo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias Mons. Guido Marini responsável pela Capela Musical Pontifícia", disse o Papa em seu Motu Proprio.

Além disso, afirma que Mons. Marini terá de "guiar todas as atividades e os âmbitos litúrgico, pastoral, espiritual, artístico e educativo da Capela, fazendo com que seja cada vez mais perceptível na mesma e em cada um dos componentes o objetivo primário da Música Sacra que é a glória de Deus e a santificação dos fiéis”.

Da mesma forma, terá que "redigir um Estatuto próprio da Capela, atualizando também o regulamento aprovado por São Paulo VI".

Por outro lado, Dom Guido Pozzo foi nomeado Supervisor da Capela Musical Pontifícia, "confiando-lhe apenas a tarefa da administração econômica da própria Capela a ser feita sob a guia do Mestre das Celebrações e Responsável pela Capela Musical Pontifícia".

No Motu Proprio também explicou que, "desde a sua antiga fundação e ao longo dos séculos, o Coral da Capela Musical Pontifícia brilhou na história como importante manifestação de expressão artística e litúrgica a serviço das solenes celebrações dos Pontífices, inicialmente dentro da esplêndida capela da qual tomou o nome".

Confira também: