A paróquia St. Patrick, em Vancouver (Canadá), decidiu expor o Santíssimo Sacramento da janela do segundo andar da igreja para permitir que seus fiéis visitem Jesus Sacramentado, mantendo a distância necessária para evitar a propagação de COVID-19.

O Canadá registrou mais de 7 mil casos de coronavírus e 89 pessoas morreram com a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As Missas públicas na Arquidiocese de Vancouver foram suspensas em 20 de março, embora as capelas de adoração possam permanecer abertas, desde que o distanciamento social seja mantido.

A Capela de Adoração da Paróquia St. Patrick fica aberta das 9h às 21h, mas só pode receber no máximo quatro pessoas, para manter a distância mínima recomendada pelas instituições de saúde.

Para permitir que mais fiéis possam realizar suas orações, agora o Santíssimo Sacramento e a lâmpada do sacrário podem ser vistos da rua principal, sendo um sinal de esperança e consolo para muitos católicos, que estão impedidos de assistir a Missa pessoalmente ou de receber a Sagrada Comunhão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sign up for a Main Street (socially-distant) holy hour. Link in bio. #streetadoration

Uma publicação compartilhada por kairos + vancity (@kairosvancity) em

A enfermeira local Sheena Devota disse a The B.C. Catholic que este é um presente incrível, poder lembrar que, "embora não possamos receber Cristo em comunhão, Ele permanece sempre presente para nós de uma maneira muito real".

Além disso, indicou que ver Jesus Eucaristia pela janela é uma maneira de manter sua vida espiritual e incentivou os outros fiéis a realizar sua oração da rua ou do carro.

"Os sacerdotes tornaram possível estar com Jesus, mantendo a distância social, só precisamos responder", acrescentou.

Embora não esteja lidando diretamente com pacientes com coronavírus, o trabalho de Devota e de seus colegas em uma unidade cirúrgica está se tornando cada vez mais difícil e complicado devido a COVID-19.

"O surto me preocupa por aqueles que são vulneráveis, aqueles que trabalham" diretamente com os infectados, indicou. "Estou angustiada pela informação errônea ou a falta de comunicação que pode haver”, acrescentou.

No entanto, Devota indica que em Deus encontra consolo, na presença firme de Cristo no Santíssimo Sacramento há paz e alegria.

"Ir à Hora Santa e passar um tempo com Ele é uma oportunidade para nos lembrar de nossa verdadeira identidade, como amados de Deus, e de nosso lar final durante as muitas tempestades da vida", concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: