Desde 2003, milhões de pessoas saem às ruas de Fortaleza (CE) para a Caminhada com Maria, no dia 15 de agosto; este ano, porém, o evento acontecerá de forma on-line, por causa da pandemia de Covid-19 e contará ainda com oração pelas vítimas desta doença.

Neste ano, a Caminhada em honra à padroeira de Fortaleza será virtual, com transmissão pelo canal da Arquidiocese de Fortaleza no Youtube (arqfortaleza), neste sábado, tendo início às 14h, com Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo local, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, direto do Santuário de Nossa Senhora da Assunção. 

Para a realização virtual do evento, a Comissão de organização junto à Pastoral da Comunicação montou uma superestrutura de transmissão com base na Cripta da Catedral Metropolitana. Será uma das maiores transmissões realizadas por uma Diocese neste tempo de pandemia.

“Contaremos com 20 paróquias conectadas à nossa base na Catedral para a recitação do Rosário. Foram algumas semanas de testes e ajustes para que a transmissão possa acontecer de forma primorosa”, explica Marta Andrade, coordenadora da Pascom arquidiocesana.

Por sua vez, o coordenador da Caminhada com Maria, Padre Francileudo, ressaltou que, “nesta edição, rezamos de uma forma especial por todas as vítimas do Covid-19, aqueles superaram a enfermidade e por todos os profissionais de saúde”.

Sobre a programação, contou que, após a Santa Missa, haverá a palavra de abertura oficial do Arcebispo, “seguida da recitação e meditação do Rosário finalizando com a coroação” da imagem de Nossa Senhora, que neste ano será realizada pelo próprio Arcebispo no momento final e mais aguardado do evento.

Ao observar o atual contexto de pandemia, o Arcebispo de Fortaleza indicou que “vivemos um tempo difícil”. “O mundo inteiro está tomado por este mal que se alastra e leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra”, expressou Dom José Antonio, destacando que “o Amor tudo venceu, tudo vence e vencerá”.

“Por este caminho Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos leva com ela: o caminho que se inicia com um sim dado aos planos de Deus e que culmina – e culminará – na glória do Reino de Deus definitivo”, completou o Prelado.

Novidades da programação

Neste ano, a Caminhada com Maria contará com uma novidade, o Aquecimento CCM2020, um programa que será transmitido pelo canal da Arquidiocese de Fortaleza, no YouTube (arqfortaleza) nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 19h, com testemunhos de devotos, animação musical e curiosidades sobre o evento, um dos maiores do país.

Por outro lado, a Arquidiocese incentiva ainda que seja mantida uma tradição do evento, que são as casas enfeitadas para homenagear a padroeira de Fortaleza.

Para este ano, o Arcebispo pede que as famílias façam este gesto de fé e providenciem um oratório em suas  casas com a imagem de Nossa Senhora em destaque, que estendam toalhas brancas ou azuis nas janelas. Outro pedido é que, na hora da oração pelas vítimas da Covid-19, as famílias possam acender uma vela para acompanhar a oração.

Confira também: