Câmeras de segurança registraram o momento em que uma pessoa mascarada quebra a porta de vidro de uma igreja católica em Washington D.C., capital dos EUA Na manhã desta terça-feira (28).

Foi o mais recente ataque de uma onda de vandalismo contra igrejas e centros pró-vida depois que a Suprema Corte anulou a sentença Roe x Wade, de 1973, abrindo caminho para que os Estados proíbam ou restrinjam o aborto.

Na terça-feira (28), uma mulher estava rezando na capela de adoração perpétua da igreja católica de St. Louise, em Bellevue, quando ouviu barulho do lado de fora. Ela viu uma pessoa mascarada quebrando a porta de vidro do centro paroquial.

A pessoa gritou palavrões para a mulher, que correu de volta para a capela. Aterrorizada, ela fechou a porta atrás de si e chamou o pároco, padre Gary Zender, e se escondeu atrás de um piano.

“Ela me ligou no número do meu escritório implorando por ajuda para ir buscá-la e resgatá-la. Estava morrendo de medo”, disse padre Zender à CNA, a agência em inglês do grupo ACI.

Uma câmera de vigilância gravou o ataque.

As imagens mostram uma pessoa mascarada com cabelos compridos caminhando em direção à porta com uma mochila e uma pedra. A pessoa joga a pedra na porta da frente, três vezes, depois chuta a porta, quebrando o vidro.

Depois, a pessoa pega uma lata de tinta spray preta da mochila e começa a pichar as paredes da igreja.

Por fim, faz gestos obscenos, quebrou o vidro novamente com uma lata de tinta spray e empurrou a porta. O vídeo mostra a pessoa gritando com alguém dentro do edifício antes de continuar pichando a fachada e a calçada.

As pichações legíveis nas fotos fornecidas pela polícia diziam “odeiam as mulheres”, “estupradores” e “a igreja é abuso infantil”, etc.

 

A pessoa entrou no terreno da igreja por volta das 9h30 (horário local). Ela também quebrou outra porta de vidro no salão paroquial e desfigurou uma estátua de Nossa Senhora Desatadora de Nós.

Padre Zender estimou os prejuízos em cerca de US$ 10 mil.

O padre disse que o agressor pintou com spray o administrador da paróquia Jonathan Taasan na bochecha direita e "bastante" na orelha.

O Departamento de Polícia de Bellevue tuitou na terça-feira (28), que prendeu um morador de Bellevue de 31 anos por suspeita de crime de ódio e agressão. A polícia disse que o suspeito foi preso "sem incidentes" e que a pichação foi "anticatólica".

Um porta-voz da polícia se recusou a fornecer o nome do suspeito e encaminhou um repórter da CNA, agência em inglês do grupo ACI, ao gabinete do procurador distrital de Kings County. A promotoria não respondeu ao pedido de declarações da CNA.

O padre Zender liderou uma procissão aos locais destruídos e os abençoou como parte da missa na noite de terça-feira. A paróquia também rezou pelo responsável pelo vandalismo.

Mais em

“Acho que estou um pouco surpreso que isso aconteça aqui, mas as coisas mudaram. Não estamos tão seguros quanto pensávamos estar e temos que tomar mais precauções”, acrescentou o padre.

Confira também: