Nesta quarta-feira, 15 de maio, a polícia e o FBI realizaram uma busca e apreensão na sede da diocese de Dallas, no Texas (Estados Unidos) por acusações de abusos supostamente cometidos por cinco sacerdotes.

Segundo o mandato com o qual a polícia e o FBI chegaram às 7h30, a busca e apreensão tinha como objetivo encontrar documentações referentes aos supostos abusos sexuais cometidos pelos sacerdotes: Edmundo Paredes, Richard Thomas Brown, Alejandro Buitrago, William Joseph Hughes, Jr. e Jeremy Myers.

Meios locais também informaram que vasculharam uma loja e a paróquia Santa Cecília em Oak Cliff.

Num comunicado divulgado no site da diocese de Dallas, afirmam que os nomes destes sacerdotes já apareciam em uma lista publicada por Dom Edward J. Burns, em 31 de janeiro de 2019, mencionando todos os sacerdotes da diocese com denúncias credíveis de abuso.  

"A diocese tem colaborado com a investigação em curso destes sacerdotes, mesmo antes da publicação da lista, entregou para a polícia os arquivos pessoais dos sacerdotes mencionados e participou em diversas conversas com os investigadores da Delegacia de Polícia de Dallas”, assinala o comunicado.

A este respeito, o major Max Geron, da Delegacia de Polícia de Dallas, declarou que, em agosto de 2018, o esquadrão de combate contra a exploração infantil recebeu informação sobre Paredes. “Esta informação veio da diocese católica de Dallas e a investigação das acusações levou à emissão da ordem de prisão contra o senhor Paredes”.

"Em relação a essas investigações, hoje realizamos uma busca múltipla para coletar informações ou documentos de relatórios anteriores ou registros de abusos que poderiam estar em poder da Diocese Católica de Dallas", acrescentou.

Por sua vez, a diocese de Dallas indicou em seu comunicado que "até hoje, a diocese não recebeu nenhuma intimação e a participação da diocese foi voluntária".

A declaração também destacou que "a diocese continuará cooperando em investigações de abuso sexual de menores cometidos por membros do clero".

"Reconhecemos que, ao longo de nossa colaboração com a polícia, há aqueles que ainda não estão satisfeitos e querem ver pessoalmente. Sabemos que lhes entregamos os arquivos para que vejam. Isso nos dá a oportunidade de sermos cooperativos e transparentes”, concluiu.

Na diocese de Dallas existem atualmente 1,2 milhão de católicos. Dom Burns é seu bispo desde dezembro de 2016.

Antes de sua chegada, esta diocese era comandada pelo atual Cardeal Kevin Farrell, que agora serve como presidente do Dicastério para os Leigos, Vida e Família no Vaticano.

Confira também: