Uma empresa de comunicação de Londrina (PR) está desenvolvendo o aplicativo oficial do beato Carlo Acutis e do santuário do Despojamento, em Assis, Itália, onde o beato está sepultado. O lançamento está previsto para 12 de outubro, quando a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis.

O beato Carlo Acutis nasceu na Inglaterra e foi criado na Itália. Ficou conhecido por sua alegria, suas habilidades com o computador e sua profunda devoção à Eucaristia. Documentou milagres eucarísticos ao redor do mundo e os catalogou em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte. Carlo morreu de leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida. Foi sepultado em Assis, como era seu desejo. Quando foi declarado venerável, em abril de 2019, seu corpo foi transladado do cemitério de Assis para o santuário do Despojamento, que é administrado pelo frade capuchinho brasileiro Carlos Acácio.

Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020, após o reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu no Brasil. O menino Matheus, de Campo Grande (MS), foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular após venerar uma relíquia de Acutis.

E foi justamente a partir do dia da beatificação que começou a história que levou ao desenvolvimento do aplicativo do beato. O designer Anderson Queiroz, responsável pela agência Ad3 Comunicação, assistiu a cerimônia de beatificação de casa com sua mulher Fernanda e os filhos Raquel e Luiz Antônio. “Impressionado”, Luí Antônio quis saber mais sobre o que estava acontecendo e quem era Acutis, disse Queiroz à ACI Digital. “A gente começou a explicar. Ele ficou muito emocionado”.

Segundo Queiroz, a partir daquele momento toda a família despertou um interesse pelo beato Carlo Acutis. “Toda vez que a gente reza o terço em casa, ele (Luiz Antônio) pede a intercessão do Carlo Acutis, sempre fala do beato. Com isso, eu passei a ter um carinho por ele também. E comecei a conhecer mais sua história e vi que tem uma relação muito forte com o Brasil”, disse.

Queiroz, então, percebeu que não havia um aplicativo sobre o beato e teve a ideia de desenvolvê-lo como “um presente para Acutis, uma relação ainda maior com ele” e também “um presente” para seu filho Luiz Antônio.

O designer, então, buscou contato com o frei capuchinho Silvio Cesar Ferreira, de Londrina, que conseguiu se comunicar com o reitor do santuário do Despojamento, em Assis, frei Carlos Acácio. Em contato com a direção da fundação do santuário e a Associação de Amigos de Carlo Acutis, instituição oficial ligada à família do beato, o frei conseguiu a aprovação para a criação do aplicativo.

“Para o bem da Igreja, bem das almas, bem dos jovens... Vamos colocar a tecnologia para o serviço do Reino de Deus, como queria o beato”, afirmou frei Carlos Acácio.

O aplicativo do beato Carlo Acutis e do santuário do Despojamento, que está em fase de desenvolvimento, será lançado no dia 12 de outubro em uma cerimônia no santuário em Assis, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Confira também: