Centenas de fiéis, entre crianças e pessoas necessitadas, despediram-se da irmã Estefania Murray Logue, fundadora do Programa Amanhecer, que partiu para a Casa do Pai na semana passada.

A Missa de corpo presente foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Cochabamba, Dom René Fernández Apaza, que destacou o abnegado trabalho da religiosa em favor dos mais necessitados.

A irmã Estefania, da Congregação das Filhas de São Vicente de Paulo, faleceu de uma parada cardíaca logo depois de ter sofrido várias doenças, entre elas um câncer pulmonar que a confinou a uma cadeira de rodas.

Seus restos descansam no Parque das Memórias. Na cerimônia participaram centenas de crianças e idosos, muitos dos quais atestaram com seus agradecimentos a obra que a irmã liderou cerca de três décadas.

A religiosa nasceu em 4 de janeiro de 1921 na Philadelphia (Estados Unidos). Estudou na Universidade de São José, em Emmitsburg. Posteriormente fez um mestrado em enfermagem no Boston College.

Chegou à Bolívia em 1963. Até 1969 ocupou o cargo de Diretora de Planejamento e Organização da Escola de Enfermagem Elizabeth Seton. Entre 1970 e 1975 esteve à frente do Hospital Los Negros, para doentes de Lepra, e do Hospital Dermatológico em Santa Cruz. Os dois seguintes anos foi Diretora de Consultas Externas no Hospital Seton. Foi responsável pelos postos vicentinos de Solidariedade. Em 1981 fundou o Programa Amanhecer que dirigiu até 2003.

Entre 1985 e 1987 foi membro do diretório de Defesa internacional de Crianças, instituição da qual também foi co-fundadora. Desde 1985 foi também membro da Cáritas Bolívia.

O Programa Amanhecer

Sua maior obra foi a criação do Programa Amanhecer, cuja finalidade é recolher meninos de rua e evitar que outros menores caiam nos vícios aos que se vêem expostos por trabalhar na via pública.

O primeiro albergue foi aberto em 24 de abril de 1981 em Cochabamba. Atualmente o programa conta com treze casas, entre albergues, centros de atendimento diurno, uma escola e um centro de capacitação trabalhista.

Para conhecer mais sobre esta obra, que se sustenta graças ao voluntariado, acesse o site:http://www.amanecer-bolivia.org/amanecer.htm.