Bispos da América do Sul rezam pela rápida melhoria do papa Francisco, submetido a uma cirurgia em 4 de julho no Hospital Policlínico A. Gemelli, em Roma, para tratar uma “estenose diverticular”. Francisco evoluiu bem e estará internato por pelo menos sete dias.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta, convidou os fiéis a se unirem em oração pela recuperação do papa. “Queremos agradecer a Deus por ter dado essa notícia de que o papa está se recuperando bem. Agradecer aos médicos e todos que trabalharam nessa cirurgia do santo padre”, disse o cardeal durante a oração do Ângelus na segunda-feira, 5 de julho, transmitida pela Rádio Catedral.

Segundo o arcebispo, a notícia de que Francisco iria ser operado “causou apreensão, mas depois nos deu uma grande paz saber que correu todo bem na cirurgia e também estava se recuperando muito bem. Continuemos a rezar por sua recuperação e para que tudo possa continuar correndo bem, como vem correndo até agora”.

Dom Orani lembrou ainda que, no Brasil, foi celebrada no domingo a Solenidade de São Pedro e São Paulo e, portanto, o Dia do Papa, quando se deve rezar pelo santo padre e sua missão. “E, uma vez que foi noticiada a sua cirurgia, além da oração pela sua missão e sua vida, também pela sua saúde, como ele sempre pede”, afirmou.

A Conferência Episcopal Argentina (CEA) pediu “a Deus pela rápida recuperação do querido papa Francisco”. “Que a Virgem de Luján, padroeira dos argentinos, continue protegendo-o em sua missão como pastor da Igreja universal”, afirmou a nota no Twitter.

Através de uma carta, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU) enviou uma “saudação próxima e afetuosa neste momento de convalescença”, “em nome de todos os bispos”, prometendo a oração “de toda a nossa Igreja pela sua pronta recuperação, para continuar o seu trabalho de conduzir o rebanho do Senhor”.

“Ao mesmo tempo, rogamos para que Jesus, Bom Pastor, continue sustentando-o em sua missão de nos confirmar na fé”, expressou a CEU.

Confira também: