Os Bispos portugueses enviaram uma carta ao Papa Francisco por meio da qual expressaram seu apoio ao Santo Padre, bem como o agradecimento por sua atuação contra os casos de abusos, em concreto com a Carta ao Povo de Deus, publicada em 20 de agosto.

“Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema ‘O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho’, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”, afirma a missiva, lida por Dom António Augusto, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministério.

O conteúdo da carta, divulgado nesta segunda-feira pela Agência Ecclesia, do episcopado português, também manifesta o compromisso dos prelados para erradicar as causas dos abusos.

“Também nós partilhamos o sofrimento do Santo Padre e de toda a Igreja e propomo-nos seguir as orientações para erradicar as causas desta chaga. Empenhar-nos-emos em incrementar uma cultura de prevenção e proteção dos menores e vulneráveis em todas as nossas comunidades”, afirmam os bispos.

Além disso, frente às “tentativas de pôr em causa a credibilidade do Seu ministério”, o episcopado português expressam ao Pontífice a “fraternal proximidade e total apoio”, bem como a “plena comunhão” com a missão de “Pastor universal” do Papa e a “completa adesão ao Seu magistério”.

“Neste Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os dias se reza pelo Santo Padre, pedimos a intercessão da Mãe da Igreja para que Deus fortaleça Vossa Santidade na incansável missão de animar, orientar e renovar a Igreja com a ‘alegria do Evangelho’”, conclui a carta.

A carta na íntegra pode ser acessada AQUI.

Confira também: