O Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Stanisław Gądecki, enviou uma carta pessoal ao Papa Francisco para agradecer, em nome de todos os fiéis poloneses, pelos gestos de proximidade e bondade na comemoração dos 100 anos de nascimento de São João Paulo II.

Assim indicou o Arcebispo Stanisław Gądecki em uma carta dirigida ao Papa Francisco pelo centenário do nascimento de São João Paulo II, celebrado em 18 de maio.

O presidente da Conferência Episcopal Polonesa agradeceu ao Papa Francisco por se lembrar de São João Paulo II, "que durante os 27 anos de seu pontificado aproximou o papado ao mundo e vinculou ainda mais a Polônia à Santa Sé".

Em particular, o presidente dos bispos poloneses agradeceu pela Missa que o Santo Padre presidiu na manhã de 18 de maio no altar de São Sebastião, onde se guardam, sob o altar, as relíquias mortais de Karol Wojtyla, e por sua “amável memória e por suas palavras acerca do Santo Papa polonês”.

Por último, Dom Gadecki também expressou sua gratidão pelo anúncio de uma nova data para a Santa Missa, que será presidida pelo Papa Francisco, no contexto da peregrinação internacional a Roma “que reunirá pessoas de todo o mundo em gratidão pela vida e o pontificado de São João Paulo II”.

Além da Missa no Vaticano, o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens de Cracóvia, a arquidiocese polonesa liderada por São João Paulo II antes de ser eleito pontífice, para assegurar-lhes que o ensinamento do santo polonês “é um ponto de referência seguro para encontrar soluções concretas para as dificuldades e desafios que as famílias enfrentam em nossos dias”.

Por sua vez, o Papa Emérito Bento XVI lembrou em uma carta que no dia do funeral de Karol Wojtyla "havia muitas frases dizendo «Santo súbito!». Isso foi um grito que, de todos lados, surgiu a partir do encontro com João Paulo II. Não só na praça, mas também em vários círculos intelectuais, discutiu-se a ideia de dar o título de «Magno» a João Paulo II”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: