Os bispos pediram oração e a solidariedade após o acidente do metrô da Cidade do México, ocorrido na noite de 3 de maio, que deixou pelo menos 23 mortos e mais de 60 feridos.

Em diálogo com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), dom Alfonso Miranda Guardiola, disse que “recebemos a notícia ontem à noite, estando com os bispos auxiliares da (arquidiocese do) México. E expressaram imediata e publicamente as suas condolências juntamente com o cardeal (Carlos) Aguiar”.

“Imediatamente me uni a essas manifestações de apoio e solidariedade da arquidiocese do México”, disse.

Por meio do Twitter, a arquidiocese primaz do México, governada pastoralmente pelo cardeal Carlos Aguiar, assegurou que “rezamos pelos afetados na queda do vagão do #MetroCDMX da Linha 12”.

“Peçamos que os danos humanos nesta tragédia não aumentem”, acrescentou.

No dia 3 de maio, por volta das 22h20 locais (20 h de Brasília), uma ponte que suportava a linha 12 do Metrô da Cidade do México desabou e causou a queda de dois vagões.

O acidente ocorreu perto da estação "Olivos" do metrô, na zona leste da Cidade do México.

 

Em 4 de maio, em coletiva de imprensa, o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, garantiu que vai realizar "uma investigação a fundo” para “saber a verdade" sobre as razões do acidente do Metrô.

“Absolutamente nada será ocultado. O povo mexicano tem que conhecer toda a verdade”, acrescentou.

O sistema de metrô da Cidade do México conta com 12 linhas que percorrem a capital mexicana e alguns municípios vizinhos. A Linha 12 foi construída entre 2008 e 2012, durante a gestão de Marcelo Ebrard como prefeito da cidade.

Ebrard, hoje Secretário de Relações Exteriores do governo López Obrador, escreveu no Twitter na noite de 3 de maio que “o que aconteceu hoje no Metrô é uma tragédia terrível. Minha solidariedade às vítimas e suas famílias”.

“É claro que as causas devem ser investigadas e as responsabilidades definidas. Coloco-me à inteira disposição das autoridades para contribuir no que for necessário”, afirmou.

A atual prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, anunciou uma “revisão estrutural de toda a linha 12 e um laudo pericial e investigação aprofundada das causas”.

Dom Andrés Vargas Peña, bispo de Xochimilco, Tláhuac e Milpa Alta, na região onde ocorreu o acidente, expressou na manhã de hoje profunda tristeza com o acidente do Metrô.

 

Mais em

A Diocese de Xochimilco, Tláhuac e Milpa Alta foi erigida em setembro de 2019, separada da arquidiocese do México.

“Elevo minha oração mais fervorosa pelas pessoas que sofreram este acidente, pelos feridos que foram encaminhados para vários hospitais, para que o Senhor tenha misericórdia deles e conceda-lhes a graça da rápida recuperação”, disse o bispo.

“E, por aqueles que infelizmente já morreram, para que o Pai Celestial tenha misericórdia de suas almas e conceda-lhes o descanso eterno”, acrescentou.

O Prelado também pediu aos fiéis da diocese mexicana que elevem suas orações “por estas intenções”.

Dom Vargas Peña afirmou também que acompanha com atenção “o andamento das diversas informações, para que, à medida que se tenha mais clareza sobre a tragédia, vou dar indicações oportunas para a pastoral da caridade, através da Cáritas diocesana, para que possa ajudar no que for possível”.

“Convido as Cáritas da arquidiocese do México e a diocese de Iztapalapa a unir forças para ajudar aqueles que precisam de nós”, continuou.

O bispo de Xochimilco, Tláhuac e Milpa Alta pediu aos sacerdotes diocesanos na zona da tragédia que "possam dar a ajuda espiritual adequada" aos feridos.

Além de celebrar a missa pelos mortos, feridos e seus familiares, dom Vargas Peña destacou que “serão realizados outros tipos de ações e momentos de oração pelas vítimas deste acidente”, o que será anunciado “assim que tivermos mais informações.

Assim que as circunstâncias forem oportunas, “irei ao local do acidente para rezar pelos que ali morreram e para expressar aos familiares o abraço maternal da Igreja”, anunciou, pedindo à Virgem de Guadalupe que “acompanhe todos os que sofrem neste momento”.

A Arquidiocese do México também anunciou a celebração da Santa Missa pelas vítimas do acidente em 4 de maio às 19h.

Confira também: