Os bispos reunidos na 88º Assembléia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano pediram aos cidadãos que "não percam a confiança e o respeito" às instituições de governo apesar da crescente incerteza que reina no país.

Dom Luis Artemio Flores Calzada , Bispo de Vale del Chalco e responsável pela seção de Pastoral Social, conversou com os jornalistas durante uma conferência de imprensa como parte da entrevista.

Segundo Dom Flores Calzada, os bispos dedicarão alguns trabalhos ao tema de insegurança e violência e explicou que "por esta razão de fé e de esperança não deixamos de acompanhar a nossas autoridades de governo, legisladores e magistrados que se deverá empreender uma árdua batalha para combater muitos males endêmicos e principalmente a corrupção".

Antes de receber a visita do titular da Secretaria de Governo, Fernando Gómez Mont, os bispos mexicanos coincidiram em que o país vive uma "crescente incerteza" e como pastores percebem "sinais claros de temor e angústia" por isso propuseram que não se perca a confiança e o respeito nas diferentes instituições governamentais.