A Conferência Episcopal Japonesa (CEJ) emitiu um comunicado no qual faz um chamado à paz, ao comemorar o 60º aniversário das bombas da Hiroshima e Nagasaki que deram fim à Segunda guerra mundial em 1945.

Na sua mensagem, os bispos afirmam que “a Igreja Católica no Japão deve ser consciente de seu trabalho profético, tanto na defesa da vida como em pedir o perdão a Deus e perdão a todos os que sofreram imensamente durante a Segunda guerra mundial”.

Do mesmo modo, exortam às comunidades japonesas a que “intensifiquem suas orações pela paz no mundo e que promovam iniciativas concretas para obter soluções pacíficas aos conflitos”.

“Os japoneses –prosseguem– aprenderam a aceitar sua história, feita de invasões e colonizações violentas. Permitam-nos refletir em tudo isto e voltemos para o caminho novamente”.

A comemoração do aniversário das bombas de 1945 se efetuará entre 6 e 15 de agosto. No dia 6  se oficiará uma Missa na Catedral de Hiroshima que será presidida pelo Bispo da cidade, Dom Joseph Atsumi Misue.