Falando aos jornalistas no voo de regresso a Roma após sua visita ao Iraque, o Papa Francisco mencionou que irá à Hungria para a missa final do Congresso Eucarístico Internacional, marcado para 2020 e adiado devido à pandemia para 2021. O anúncio causou alegria aos prelados húngaros, que emitiram um comunicado.

Na entrevista coletiva desta segunda-feira, 08, o Papa afirmou: “Agora devo ir à Hungria para a missa final do Congresso Eucarístico Internacional, não para uma visita ao país, mas somente para a missa. Mas Budapeste fica a duas horas de carro de Bratislava, por que não fazer uma visita à Eslováquia?”.

Por sua parte, a conferência episcopal húngara assinalou a alegria pela notícia em uma nota oficial, assinada pelo seu presidente, Cardeal Peter Erdò, Arcebispo de Budapeste e Primaz da Hungria.

“Com grande alegria recebemos a notícia de que o Santo Padre anunciou sua decisão de vir a Budapeste para a Santa Missa na conclusão do 52º Congresso Eucarístico Internacional.  Estamos certos de que a presença do Santo Padre será um grande encorajamento e reforço espiritual para todos nós e para os participantes do Congresso Eucarístico”, afirma o comunicado dos bispos.

O Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste deveria ter sido realizado em setembro de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19, foi transferido para os dias 5 a 12 de setembro deste ano.  

Na ocasião, Matteo Bruni, Diretor da Sala de Imprensa do vaticano, afirmou em comunicado: “Devido à atual situação sanitária e suas consequências nos deslocamentos e encontros de fiéis e peregrinos, o Santo Padre, juntamente com o Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais e com o Episcopado Húngaro, decidiu adiar para setembro de 2021 o 52º Congresso Eucarístico Internacional, programado para se realizar em Budapeste no próximo setembro de 2020”.

O tema do próximo Congresso será: «A minha única fonte está em ti» (Sl 87, 7).

“Há mais de um século, os Congressos Eucarísticos nos recordam que a Eucaristia está no centro da vida da Igreja. (...) Rezemos para que «o evento eucarístico de Budapeste possa favorecer processos de renovação nas comunidades cristãs»”, afirmou o Papa Francisco ao referir-se ao encontro em uma alocução pós-ângelus em dezembro de 2019, quando o evento ainda estava programado para realizar em setembro do ano seguinte.

O evento tem a supervisão pelo comitê de organização dos Congressos Eucarísticos Internacionais, localizado no Vaticano, e presidido pelo Arcebispo italiano Piero Marini.

Mais informação (em Italiano): http://www.congressieucaristici.va/content/congressieucaristici/it/Budapest-2020.html

Confira: