Os bispos dos Estados Unidos estão encorajando os católicos a ver a festa da Virgem de Guadalupe, que é comemorada hoje, como um dia para expressar a sua solidariedade com os migrantes.

Em Washington D.C. celebraram uma Missa às 12h10 na igreja de São Pedro, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Mario Dorsonville. Além disso, estão sendo realizados mais de 55 eventos, incluindo serviços de oração, Eucaristias e procissões, em todo o país durante este mês.

Em um comunicado publicado em 7 de dezembro, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) indicou que esses eventos honram Nossa Senhora de Guadalupe e “buscam honrar as realizações, esperanças, os medos e as necessidades de todas as famílias que vieram aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor”.

“Ao começar o tempo do Advento e a preparação para o Natal, recordamos o papel único e a importância de Nossa Senhora de Guadalupe, unificadora e construtora da paz para as comunidades. Honramos o seu papel como protetora das famílias, inclusive das famílias separadas e que estão longe de casa”, disse Dom Joe S. Vásquez, de Austin, presidente do comitê de migração da USCCB.

Os Bispos dos Estados Unidos também oferecem recursos para as paróquias que procuram acompanhar os migrantes, incluindo cartões de oração da Virgem de Guadalupe e material informativo.

Outras sugestões incluem o compartilhamento nas suas redes sociais e os esforços para apoiar as políticas governamentais do Programa de Ação Diferencial para Chegados na Infância (DACA).

Os bispos recordaram que muitos imigrantes da América confiaram a segurança da sua viagem à intercessão da Virgem de Guadalupe. A declaração incluiu uma oração pedindo a sua proteção pelos mais vulneráveis.

Confira também: