Os Bispos Católicos dos Estados Unidos destinaram cerca de 3,2 milhões de dólares para financiar 183 projetos pastorais e solidários na América Latina e no Caribe.

Em um comunicado divulgado neste 4 de dezembro, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) assinalou que o Subcomitê para a Igreja na América Latina “concedeu aproximadamente 3,2 milhões de dólares em financiamentos para 183 projetos pastorais na região para 2018”.

Esses projetos, indicaram os bispos, procuram “fortalecer e apoiar o trabalho pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe".

Dom Eusébio Elizondo, Bispo Auxiliar de Seattle e Presidente da Subcomissão para a Igreja na América Latina, destacou que “todos os anos, a generosidade dos católicos nos Estados Unidos se transforma em programas que nutrem a fé dos nossos irmãos e irmãs da América Latina e do Caribe".

“Esta generosidade sustenta a fé de muitas pessoas marginalizadas e vulneráveis, como migrantes e vítimas de desastres naturais”.

Entre estes projetos, três estão Haiti, estes buscam ajudar os esforços da Igreja Católica para a reconstrução no país, depois da passagem do furacão Mateus em 2016, e do devastador terremoto de 2010.

Também serão financiados projetos de assistência aos migrantes em países como Equador e Chile, pois “a instabilidade em algumas regiões da América Latina resultou em um maior número de migrantes dentro da região proveniente de países como Venezuela, Colômbia e Haiti”.

Outros projetos financiados pelo episcopado americano incluem a formação em seminários e em comunidades religiosas, apoio a ministérios sacerdotais e treinamento de liderança para leigos.

As doações, explicou a USCCB, são financiadas pela Coleta anual para a Igreja na América Latina, realizada no quarto domingo de janeiro de cada ano, em muitas dioceses nos Estados Unidos.

Confira também: