A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) aprovou destinar quatro milhões de dólares para ajudar diferentes projetos da Igreja na América Latina e para colaborar na reconstrução depois dos furacões Mattew, Maria e Irma que destruíram o Haiti e o México no começo deste ano.

Em uma nota divulgada na quinta-feira, assinalaram que os prelados aprovaram enviar 3,2 milhões de dólares para 173 projetos solidários na América Latina e 800 mil dólares para os projetos de reconstrução no Haiti e no México.

Estes valores foram aprovados pela Subcomissão para a Igreja na América Latina da USCCB em 10 de novembro, durante a Assembleia Geral dos Bispos, realizada em Baltimore.

Alguns projetos de ajuda consistem na formação para leigos e lideranças em Cuba e no Equador; evangelização e catequese no Uruguai e El Salvador; ajuda aos povos indígenas no Brasil e na Venezuela; assim como apoio para a participação da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 a países como Haiti, Peru e Cuba.

O Arcebispo de Anchorage e chefe do Comitê Nacional de Coletas da USCCB, Dom Paul D. Etienne, agradeceu aos americanos por pela sua generosidade que permite apoiar estes e outros projetos.

"Agradeço sinceramente aos católicos dos Estados Unidos pela sua generosidade e pela sua solidariedade com os nossos irmãos e irmãs da América Latina e do Caribe", assinalou.

Por sua parte, o Subcomitê para a Igreja na África informou que para este continente foram aprovados 33 projetos pastorais, que somam um milhão de dólares em ajuda.

Alguns projetos estão relacionados com a regulação natural da fertilidade em Uganda, a criação de uma plataforma continental para estudantes católicos na África, a formação do clero para a liderança e a proteção infantil na Zâmbia e a integração do ensino social da Igreja na região dos Grandes Lagos.

Confira também: