A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) pediu ao Vaticano que realize uma investigação sobre as denúncias de abusos sexuais e encobrimentos que envolvem o Arcebispo emérito de Washington DC, Theodore McCarrick, que recentemente renunciou ao colégio cardinalício.

O pedido foi anunciado pelo Presidente da USCCB, Cardeal Daniel DiNardo em um comunicado publicado este 16 de agosto no que recordou a tristeza e indignação que sentiu ante as revelações que envolvem o Arcebispo McCarrick com abusos sexuais. “Esses sentimentos continuam e são mais profundos à luz do relatório do Júri Popular da Pensilvânia”, indicou.

Após a publicação do relatório, o Comitê Executivo da USCCB se reuniu no início desta semana para estabelecer mudanças necessárias e objetivos principais, entre os quais está “uma investigação sobre as questões em torno ao Arcebispo McCarrick”.

As respostas sobre este caso ajudarão a proteger os menores, seminaristas e outras pessoas vulneráveis, indicou o Cardeal. Por isso “convidaremos ao Vaticano a realizar uma Visita Apostólica para responder estas perguntas”.

"Enfrentamo-nos com uma crise espiritual que requer não só a conversão espiritual, mas também mudanças práticas para evitar repetir os pecados e erros do passado que são tão evidentes no relatório" da Pensilvânia, disse o Cardeal Daniel DiNardo.

"Uma maior proteção contra os predadores na Igreja e qualquer um que os oculte" são necessárias”, disse o Cardeal DiNardo.

Assim, os outros objetivos da USCCB é fazer que os procedimentos canônicos para as denúncias contra bispos sejam "mais rápidos, justos e transparentes”.

Do mesmo modo, o Cardeal DiNardo delineou três critérios sobre como abordarão os bispos os abusos: independência de juízos pré-concebidos ou influência indevida de um bispo, participação substancial de leigos e respeito pela autoridade na Igreja.

"Dado que somente o Papa tem autoridade para disciplinar ou remover bispos, asseguraremos que nossas medidas respeitarão essa autoridade e protegerão as pessoas vulneráveis do abuso do poder eclesiástico", acrescenta a declaração.

Haverá uma comissão com participação de leigos que incluirá pessoas com experiência no cumprimento da lei, psicologia, investigação e outras disciplinas relevantes, para ajudar os bispos no processo de ampliar a proteção aos menores e mais vulneráveis na Igreja.

Em sua declaração, o Cardeal DiNardo disse que apresentarão seus objetivos a todos os bispos dos Estados Unidos durante a sua reunião anual em novembro. O Cardeal adiantou também que viajará a Roma para apresentar os objetivos e o critério da investigação à Santa Sé.

O Presidente da USCCB pediu aos fiéis perdão pelos fatos relatados recentemente comprometendo-se que os bispos norte-americanos se comprometem a que coisas deste tipo não se repitam. Ele pediu ainda a todos os fiéis do país que rezem pelos bispos, “que tomaremos este tempo para refletir, nos arrependermos e nos comprometermos novamente com a santidade de vida e conformar nossas vidas ainda mais a Cristo, o Bom Pastor”.

Veja também: