Os Bispos do Paquistão condenaram a queima do Corão realizada durante o serviço religioso do pastor Terry Jones no último 20 de março em uma pequena cidade da Florida (Estados Unidos).

O Pastor Jones foi notícia em setembro de 2010 ao propor a queima do livro sagrado do Islã durante o aniversário dos ataques terroristas nos Estados Unidos no ano 2001.

Nesta ocasião se representou um "julgamento" do Corão, depois do qual o livro foi culpado e "executado".

Em um comunicado difundido pela agência vaticana Fides, os bispos afirmaram que "trata-se de um gesto que não reflete em modo algum os valores cristãos e a doutrina da Igreja. Tomamos nota com pesar de que alguém que se faz chamar pastor não conheça sua religião nem a decência normal".

Os bispos sublinharam que "o fundamentalismo ou o extremismo em qualquer religião são deploráveis, constituem uma ameaça à paz e à harmonia entre fiéis de diferentes religiões: há mais similitudes que diferencia entre os crentes de diferentes religiões".

A queima do Corão aconteceu nos mesmos dias em que se realiza a Assembléia da Conferência Episcopal do Paquistão, durante a qual os Bispos estão refletindo sobre a situação dos cristãos no país, depois do assassinado de Shahbaz Bhatti e os problemas do diálogo inter-religioso.