A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) lamentou o assassinato do Pe. Rubén Alcántara Díaz na última quarta-feira e exigiu que “esclareçam os fatos e que a justiça seja feita”.

O Pe. Rubén Alcántara Díaz, vigário judicial da Diocese de Cuautitlán Izcalli (México), foi assassinado com uma arma branca dentro da igreja de Nossa Senhora do Carmo, na quarta-feira, 18 de abril, no bairro de Cumbria. Segundo os meios locais, a Procuradoria da Justiça no Estado do México confirmou que o assassinato ocorreu em 18 de abril às 19h. (hora local).

Indicaram que o sacerdote de 50 anos foi esfaqueado por uma pessoa que fugiu após o crime e ainda não foi identificada.

As fontes oficiais não confirmaram se havia outras pessoas na igreja durante o homicídio.

Em seu comunicado publicado em 19 de abril, os bispos mexicanos expressaram a sua “consternação e profunda tristeza ante este acontecimento lamentável e ante a situação alarmante de violência que se vive em nosso país. Por isso, fazemos um forte apelo à autoridade competente, a fim de que continue a investigação e chegue ao esclarecimento dos acontecimentos e seja feita a justiça”.

“Rezamos a Deus nosso Pai, justo e bom, pelo descanso eterno do Pe. Rubén, que deu testemunho do serviço à Igreja de Izcalli, e pedimos para que o Senhor conceda aos seus familiares o consolo da fé”.

Finalmente, os bispos mexicanos ofereceram as suas orações “por todos aqueles que não respeitam a vida humana, a fim de que Deus, em sua misericórdia os perdoe, e os ajude a mudar e converter-se de coração”.

Com a morte do Pe. Rubén, já foram assassinados 22 sacerdotes desde 2012, informou o Centro Católico Multimedial.

Confira também: