Os bispos católicos do estado do Colorado (Estados Unidos) assinaram um acordo com o Procurador Geral do Estado para colocar à sua disposição os arquivos diocesanos relacionados aos casos de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja nesse estado.

"O dano causado aos jovens e suas famílias pelo abuso sexual, especialmente quando cometido por uma pessoa de confiança como um sacerdote, é profundo", disse o Arcebispo de Denver, Dom Samuel Aquila, em uma conferência de imprensa realizada em conjunto com o Procurador Geral do Colorado em 19 de fevereiro.

Além da Arquidiocese de Denver, a diocese de Colorado Springs e a diocese de Pueblo também assinaram o acordo.

Na conferência de imprensa, o Procurador Phil Weiser disse que "sabe-se bem que o abuso sexual é um grande problema social. Isso exige nossa atenção e ação. Estou feliz que a Igreja hoje tenha reconhecido a necessidade de transparência e reparação para as vítimas".

A investigação independente será realizada por Robert Truyer, ex-Procurador Geral dos Estados Unidos para o Colorado, que terá acesso total aos arquivos diocesanos sobre este assunto.

A investigação incluirá uma revisão da transparência em relação aos abusos sexuais na Igreja, a resposta das dioceses e suas políticas atuais para enfrentar este grave problema. Depois será publicado um relatório para assegurar que "não haja abusadores nem supostos abusadores no ministério sacerdotal público", indica uma declaração conjunta do Ministério Público com os Bispos que assinaram o acordo.

O relatório deverá ser publicado no segundo semestre de 2019. O documento não identificará as vítimas pelo nome, mas os sacerdotes que tenham “denúncias substanciais” de abusos contra menores, sim serão identificados.

Confira: