"Os católicos de Cuba nos sentimos muito contentes com esta designação", afirmou o Secretário Adjunto da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom. José Félix Pérez.

O Prelado afirmou que com esta eleição, os cardeais ratificaram "os caminhos de firmeza e compaixão" que o então Cardeal Ratzinger "já tinha indicado". Acrescentou que assim que o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, voltar de Roma, irá celebrar uma Missa em honra a Bento XVI.

"É um homem que demonstrou uma grande sabedoria, compaixão e humanidade, algo que o mundo atual muito necessita", destacou Dom. Pérez à agência AFP.

Ontem, os sinos das Igrejas e catedrais do país repicaram assim que se conheceu a eleição de Bento XVI, concentrando a atenção dos paroquianos, especialmente na Praça da Catedral, na zona colonial de Havana.

Por outro lado, a televisão cubana deu uma ampla cobertura e mostrou imagens da Praça de São Pedro ao momento em que o Cardeal Joseph Ratzinger era anunciado como novo Pontífice. Entretanto, durante seu longo discurso à noite, Fidel Castro, não fez menção ao recém eleito Papa.

No dia seguinte, o jornal oficial do regime cubano, Granma, publicou em páginas interiores uma nota de cinco parágrafos sobre a nomeação de Bento XVI. Cobertura similar deram outros meios informativos da ilha.