No dia 1º de maio, festa de São José Operário, os bispos das Filipinas consagraram seu país ao esposo da Virgem Maria.

A cerimônia de consagração, transmitida via streaming, começou com a recitação do santo terço, dirigido pelo bispo auxiliar de Cebu, dom Midyphil Billones, do Santuário de São José, em Mandaue City.

Posteriormente, o presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, dom Romulo Valles, dirigiu a oração de consagração do país na catedral de São Pedro, na cidade filipina de Davao.

Milhares de pessoas acompanharam a consagração on-line e muitas catedrais permitiram que um número limitado de pessoas participasse desta oração de forma presencial, mantendo o distanciamento social e o uso de máscaras.

Esta consagração foi precedida de 33 dias de preparação espiritual, nos quais participaram as 86 dioceses do país.

O arcebispo de Cebu, dom José Palma, pediu especialmente a São José que “nos ajude a amar as virtudes que fortalecem as famílias, as igrejas e as comunidades”.

“Faz sentido recorrer a São José. Ao crer que foi chamado por Deus para ser o guardião da Sagrada Família, rogamos por sua intercessão para que caminhe conosco, para que nos ajude nos tempos difíceis”, assegurou dom Palma.

Esta consagração das Filipinas a São José insere-se nas iniciativas realizadas durante o ano dedicado ao esposo da Virgem Maria, por ocasião da proclamação deste santo como padroeiro universal da Igreja. O ano de São José começou em 8 de dezembro de 2020 e terminará em dezembro de 2021.

Confira também: