Bispos das regiões do Pacífico e sudoeste da Colômbia se manifestaram em relação à situação atual no país, encorajando os colombianos para que vivam a reconciliação, a justiça e gerem iniciativas responsáveis, rejeitando todo tipo de violência.

A Colômbia vive uma greve nacional convocada por diversos organismos esquerdistas na Colômbia. Iniciada em 28 de abril, já deixou 50 pessoas mortas e dezenas de feridos em toda a Colômbia. Violência, tumultos e atos de vandalismo aconteceram em várias cidades do país.

No vídeo publicado na página da Conferência Episcopal da Colômbia, dom Juan Carlos Cárdenas Toro, bispo de Pasto, disse que os protestos devem ser pacíficos e sem atos de violência. Dom Cárdenas disse que o protesto pacífico “é um direito inalienável e louvável, quando se realiza com plena responsabilidade, honestos e nobres ideais, baseados no direito fundamental à vida, à dignidade e ao bem comum”.

Segundo o bispo, a legitimidade de um protesto “fica gravemente comprometida quando a violência se torna protagonista. É necessário que as autoridades, os organizadores e os participantes garantam que as manifestações se realizem em paz, impedindo que alguns desvirtuem o que se quer construir”.

“A violência não é uma resposta justa. A violência é um mal. A violência é indigna para o homem. A violência destrói o que pretende defender: a dignidade, a vida, a liberdade do ser humano”, disse o bispo de Pasto.

“As iniciativas vivenciadas com criatividade e responsabilidade são bem-vindas! Não queremos ver nunca mais as cenas em que os protagonistas são o caos e a anarquia contra os próprios irmãos”, afirmou.

No mesmo vídeo, dom José Roberto Ospina Leóngomez, bispo de Buga, diz: “Queridos jovens, vocês são criativos, vocês sonham com um país justo, em paz, com educação. Um país onde haja oportunidades de trabalho. Realizem os seus sonhos, sintam que o diálogo é uma forma fundamental de ouvir e se expressar. Não se fechem a outras possibilidades e ajudem-nos a construir este país onde não estamos sozinhos, porque Deus está entre nós”.

Dom Juan Carlos Barreto Barreto, bispo de Quibdó, no departamento de Chocó, o mais pobre do país, disse que “é verdade que a Colômbia é um dos países mais desiguais do mundo, é verdade que metade dos colombianos vivem na pobreza”. Por isso, “os jovens que decidiram sair à rua para levantar a voz exigindo o direito à educação, ao trabalho e a outras oportunidades têm razão. Chegou a hora de mudanças significativas na Colômbia e devemos fazer essas mudanças através da reconciliação”.

O bispo disse que “é muito importante que tenhamos a capacidade de perdoar e de também pedir perdão. Vamos construir a mudança do país através da justiça social e da reconciliação”.

Confira também: