O vigário apostólico de Inírida, dom Joselito Carreño Quiñones, rezou pelo soldado morto em atentado perpetrado na terça-feira, 19 de outubro, pela recuperação dos 11 feridos e enviou uma mensagem ao tenente-coronel Jimmy Rodríguez Barajas, Comandante do Batalhão de Infantaria nº 45. Um caminhão que transportava soldados do Batalhão de Infantaria nº 45 General Prospero Pinzón foi atacado com uma granada na área urbana do município de Inírida, no departamento amazônico de Guainía.

“É difícil encontrar as palavras adequadas em um momento como este. Reconhecemos seu excelente trabalho em tentar manter a paz e a tranquilidade deste vasto território aninhado no coração da Colômbia profunda chamado Guainía, terra de muitas águas”, escreveu o bispo. Guanía na língua Yurí, uma das etnias locais, significa “terra de muitas águas”. O departamento fica no leste da Colômbia, na região amazônica.

“Expressamos nosso respeito, dor, admiração e reconhecimento por seu serviço, amor e sentido de compromisso com a instituição e a pátria”, disse o bispo em nota publicada no site da Conferência Episcopal da Colômbia.

Cinco dos soldados ficaram gravemente feridos e foram transferidos para o Hospital Militar Central de Bogotá. Outros seis militares, também feridos e atendidos em um centro médico de Inírida, já tiveram alta.

O Exército Nacional investiga qual grupo armado ilegal estaria por trás do ataque e anunciou que “denunciará este ato atroz que enluta nossa instituição, viola os direitos humanos e as disposições do direito internacional humanitário”.

O bispo disse também ao tenente-coronel que espera que "nos próximos dias encontre a paz, o consolo e todo o amor de que necessita para assumir um golpe tão duro a você como comandante do batalhão e aos seus homens, filhos do país".

Confira também: