O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira, 21 de setembro, dom João Lavrador bispo da diocese de Viana do Castelo, em Portugal. Até então, ele era bispo de Angra. Durante seu ministério presbiteral, dom Lavrador foi capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra e acompanhou a vidente de Fátima, irmã Lúcia, durante os últimos anos da vida dela.

Dom João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu em 18 de fevereiro de 1956, em Mira. Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1981, incardinado na diocese de Coimbra. Como padre, exerceu, entre outras, a função de capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, onde vivia a irmã Lúcia. Em declarações à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa, em 2017, dom lavrador contou que acompanhou a irmã Lúcia de 1998 a 2005, quando ela morreu.

Segundo ele, era uma “convivência normal que um capelão pode ter com as irmãs” e “não havia distinção”. Contou que “a irmã Lúcia fazia parte da comunidade das irmãs” e vivia como elas, com a diferença de que tinha muitas correspondências a responder e dedicava um tempo do dia a isso.

O novo biso disse que havia “aquela relação e aquele privilégio de sentir” que ali estava alguém que pôde estabelecer “esse diálogo com Nossa Senhora e, portanto, ser protagonista daquilo que hoje é a mensagem de Fátima”. “Por isso, para nós, nos dava esse gosto, essa alegria e esta bênção de estar ali perto dela”, afirmou.

Dom Lavrador disse ter sido “muito gratificante” esta convivência com a irmã Lúcia. “Depois, a possibilidade de estar com ela já nos últimos meses de sua vida, ver realmente o que é humanamente a sua decadência física. E, por outro lado, poder ter estado na hora de sua morte, estar ali com ela e poder lhe dar algumas recomendações que eu gostaria muito que ela levasse para Nossa Senhora e para junto de Deus”, contou.

Em 2008, dom Lavrador foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo auxiliar do Porto e recebeu a ordenação episcopal em 29 de junho do mesmo ano, em Coimbra. Em 29 de junho de 2015, o papa Francisco o nomeou bispo coadjutor de Angra, diocese que tomou posse como bispo titular em 15 de março do ano seguinte.

Na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais desde 2017. A CEP saudou a nomeação de dom Lavrador para o governo episcopal de Viana do Castelo e lhe desejou “um frutuoso ministério pastoral”.

A diocese de Viana do Castelo estava em sede vacante desde 18 de setembro de 2020, quando seu então bispo, dom Anacleto Oliveira, morreu em um acidente de carro. Desde então, a diocese estava sob responsabilidade do administrador diocesano, monsenhor Sebastião Ferreira. Em nota, monsenhor Ferreira convidou todos os fiéis e sacerdote de Viana do Castelo a rezar pelo bispo eleito.

Em mensagem enviada à sua nova diocese, dom Lavrador disse ter recebido a notícia de sua transferência com “surpresa”. Apesar disso, afirmou, “é com a mesma alegria, disponibilidade, entusiasmo e espírito de serviço de sempre que abraço esta nova missão”.

“Quero aprender com todos para me sentir integrado na riqueza cultural, na profunda fé vivida e partilhada, numa sociedade mais justa e fraterna e, na alegria do Evangelho, projetarmos em conjunto um futuro de esperança”, declarou.

Confira também: