Na comemoração tradicional que no Palácio Arcebispal desta capital se oferece a cada ano à venerada imagem do Senhor dos Milagres, o Bispo Auxiliar de Lima, Dom José Antonio Eguren, pediu aos devotos rezar para que se complete o "milagre de Outubro" e os peruanos redescubram suas raízes cristãs.

"Eu lhes peço hoje, que para que o milagre de Outubro seja completo nos deixemos transpassar, tocar pelo poder de seu amor. Isso vai nos exigir arrependimento de nossos pecados, confissão sacramental, propósitos de emenda, deixar para atrás nossa vida má, reparar as injustiças, nos reconciliar com o irmão que ofendemos, apagar sentimentos de vingança. Quando um se deixa tocar pelo amor do Senhor, a vida se transforma e o coração se enche de paz e de alegria", afirmou o Bispo acompanhado por prelados do Canadá e Suécia.

Dom Eguren considerou que o Peru necessita que cada um se deixe "tocar pela força de seu amor, nos converter a Ele, compreender de uma vez por todas que o Peru grande, fraterno e reconciliado com o qual todos sonhamos só será possível com Ele, nele e por Ele".

"Peru: Compreenda isso, descubra suas raízes cristãs; este país foi forjado ao calor da Evangelização, sua identidade é profundamente católica, os valores mais profundos de nossa identidade cultural são os da fé. Somente em nossa fé cristã e católica será possível reconstruir esse o Peru que todos desejamos aonde a verdade e o amor reinem em nossa vida", indicou.

Segundo o Prelado, alguns dizem que "outubro é um mês folclórico, outros que é um mês de costumes, mas ao vê-los, queridos irmãos, congregados em torno ao Senhor dos Milagres, aquele que é nosso mestre e Senhor, temos que dizer que outubro, sobretudo, é expressão da fé cristã e católica deste povo de Lima e do Peru".

"O verdadeiro milagre é esta devoção a Jesus crucificado que nos acompanha há 354 anos; fiquem a pensar nisso. Quantas gerações de limenhos e peruanos rezaram diante do Senhor e Dele receberam graça, bênção e amor!", exclamou.

Dom. Eguren recordou que o Senhor dos Milagres "é o amigo que nunca falha. Poderão os homens nos enganarr, mas sabemos que Ele nunca o fará porque nos deu a prova suprema do amor ao dar sua vida na cruz em resgate pela nossa".

"Que formoso é saber que apesar de ser uma grande multidão, Ele conhece a cada um de nós. O Senhor dos Milagres é o Bom Pastor que conhece cada uma de suas ovelhas e as chama por seu nome. Ele nos conhece, sabe quem somos, sabe nossos nomes, sabe o que há em nossos corações. Por isso que formoso que na procissão nós possamos abrir nosso coração com sinceridade sabendo que Ele se interessa por nós, que para Ele valemos muitíssimo, até o mais pequeno e humilde entre nós. Ninguém fica excluído de seu amor", acrescentou.