O bispo de Cuenca, Espanha, dom José María Yanguas Sanz, convocou os fiéis católicos a rezarem o santo terço como reparação de uma exposição obscena feita recentemente por um grupo de mulheres em frente à catedral.

O espetáculo obsceno aconteceu na segunda-feira (16) por um grupo de mulheres que se autodenomina Yeguada Latinoamericana (Eguada latino-americana). O dicionário da real Academia Espanhola, o dicionário que serve de referência para a língua espanhola, registra que yeguada significa “conjunto de gado cavalar”, mas também, em alguns lugares da América latina, “disparate”.

Cinco das mulheres que compunham o grupo chegaram seminuas do lado de fora da catedral católica, enquanto uma sexta representava a Virgem Maria. Num determinado momento, elas se agacharam e mostraram suas nádegas e partes íntimas, cobertas apenas por uma trança de cabelo.

A polícia chegou ao local avisada pelos vizinhos e pediu que se identificassem. Na época, a organizadora da manifestação obscena, a chilena Cheril Linett, disse que estava fazendo uma sessão de fotos.

Depois da advertência das autoridades, as mulheres foram embora sem serem presas ou multadas.

Em seu comunicado divulgado em 17 de maio, Yanguas Sanz destacou que essas cenas "merecem o firme repúdio e a censura sem reservas de toda pessoa de bom senso e, com mais razão, de tantas pessoas de fé, que se sentem humilhadas e feridas, com razão, em seus sentimentos mais íntimos”.

“É difícil entender os motivos que podem levar algumas pessoas a agir de forma que fere o respeito mais básico devido aos outros, e que viola as regras básicas da convivência serena dos cidadãos. Tais comportamentos produzem constrangimento e vergonha alheia”, disse o bispo.

Para dom Yanguas Sanz, “não é admissível de forma alguma confundir o direito de ter e defender as próprias convicções com a injúria grosseira e a ofensa gratuita à fé de outras pessoas, com a única finalidade de incomodar e irritar”.

“Peço aos padres e religiosos, aos consagrados e a todos os outros fiéis da diocese, em particular os da cidade de Cuenca, que desagravem ao Senhor e à sua Santíssima Mãe com a oração do santo terço na família ou na própria paróquia, e que peçam ao Senhor a conversão dos autores dos infelizes acontecimentos”, disse.

Nesta quinta-feira (19), foram programados atos de reparação em diferentes lugares da diocese, que culminarão com a Oração de Reparação que será presidida pelo bispo de Cuenca, dom José María Yanguas, na catedral.

A plataforma Advogados Cristãos disse que levará à justiça uma denúncia contra as mulheres que fizeram a exibição obscena do lado de fora da catedral de Cuenca.

Em nota, a organização de juristas alega que as mulheres podem ter cometido três crimes: incitação ao ódio, crime contra sentimentos religiosos e crime de manifestação ilegal.

A presidente de Advogados Cristãos, Polonia Castellanos, disse que "este ato, completamente vergonhoso e fora de lugar, é um grande insulto às crenças religiosas".

“Essas senhoras, que posam nuas na frente de nossas igrejas, tudo o que querem é publicidade barata a custo de ofender os cristãos”, criticou.

"Essas ações representam ataques gratuitos às nossas crenças religiosas e iremos até onde for necessário para que esses atos não fiquem impunes", disse.

Confira também: