O Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, denunciou as estratégias consumistas que são usadas em datas específicas como a desta sexta-feira, conhecida como "Black Friday".

Através de uma publicação nas redes sociais, o Prelado assegurou: "Estratégia consumista: Gerar o desejo de comprar o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, sob o sonho de aliviar as nossas frustrações. #BlackFriday".

A "Black Friday" ou a Sexta-feira Preta é a data que inaugura a temporada de Natal e acontece no dia seguinte à celebração de do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Muitas empresas aproveitam para oferecer grandes ofertas e descontos.

Dom Munilla advertiu em várias ocasiões sobre os riscos do consumismo. Em uma publicação nas suas redes sociais em 6 agosto de 2017, o Prelado assegurou: "Não confunda qualidade de vida com nível de consumismo", junto com uma imagem de duas mãos tentando sair de uma "prisão" de um código de barras .

O Bispo de San Sebastián é um dos prelados espanhóis mais ativos nas redes sociais, sua conta no Twitter tem mais de 38 mil seguidores.

Confira também: