O Bispo de Matagalpa (Nicarágua), Dom Rolando Àlvarez, pediu o fim das mortes no país, depois do assassinato do adolescente Matt Andrés Romero, durante os protestos contra o regime ocorridos no domingo, 23 de setembro.

"Sentimos dor pela morte. Sentimos dor pela morte de mais uma pessoa. Sentimos uma dor profunda pela morte deste adolescente, do menino, Matt Andrés Romero. Nossas orações pela sua família. Nosso amor e solidariedade para com eles. Continuamos insistindo: Que nenhum nicaraguense mais seja assassinado”, expressou na última terça-feira em sua conta no Twitter.

Romero, de 16 anos, faleceu no último domingo, na capital Manágua, durante a marcha "Todos somos a voz dos presos políticos", onde foi mortalmente ferido com tiros.

A família e os amigos afirmam que levou um tiro dos paramilitares ligados ao governo de Daniel Ortega. Segundo as autoridades, foi uma bala perdida, mas esta hipótese foi rechaçada pelos organizadores da marcha.

Com o assassinato de Romero, aumentou para 323 o número de mortos desde que começaram os protestos em 18 de abril, e que incluem 23 crianças e adolescentes, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Entretanto, de acordo com a Associação Nicaraguense de Direitos Humanos, já morreram mais de 510 pessoas. Além disso, há 1300 desaparecidos.

O adolescente foi enterrado na segunda-feira, 24 de setembro, no cemitério ‘Las Puertas del Cielo’, onde centenas de manifestantes estiveram presentes.

Confira também: