Neste domingo, 31 de janeiro, iniciou a tradição dos 7 domingos de São José, que se celebra até a sua festa no próximo dia 19 de março. Por esta ocasião, o Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, explicou por que o Santo Custódio da Família de Nazaré também é padroeiro da boa morte.

O Prelado espanhol indicou que os 7 domingos de São José datam da primeira metade do século XIX, quando o Papa Gregório XVI incentivou esta devoção que gira em torno da meditação sobre as alegrias e dores de São José.

Dom Munilla disse que suas reflexões seguirão, neste Ano de São José, o que o Papa Francisco propôs em sua carta Patris corde (Com o coração de pai), com a qual estabeleceu o Ano de São José de 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.

Para a sua explicação, o Bispo referiu-se ao numeral 1014 do Catecismo, onde se afirma que “a Igreja exorta-nos a prepararmo-nos para a hora da nossa morte (Duma morte repentina e imprevista, livrai-nos, Senhor»: antiga Ladainha dos Santos)”.

Isto, disse o Prelado espanhol, “é curioso porque a cultura secularizada de hoje chegou a dizer que uma boa morte é aquela na qual a pessoa não percebe nada”, o que se opõe à tradição da Igreja.

Dom Munilla sublinhou que São José é o padroeiro da boa morte porque “São José teve a alegria, a glória de morrer nos braços de Jesus e de Maria. Eles estavam ao seu lado, em seu leito de morte. Vocês conseguem imaginar morrer desta maneira?”.

Então, continuou, "o nosso ideal é que José nos ensine a morrer desta forma, na companhia de Jesus e na companhia de Maria".

“Busque ordenar a sua vida pensando que pode morrer em breve. Quando enviar uma mensagem nas redes sociais, é bom fazer como se fosse a última, é perfeitamente possível. Se eu morresse hoje, depois de enviar esta mensagem, teria vergonha de que fosse essa? É um bom critério para o discernimento”, ressaltou.

Além disso, o Bispo indicou que “São José nos prepara para que, como São Francisco, possamos dizer 'E pela Irmã Morte, louvado seja meu Senhor! Nenhum ser vivo escapa de sua perseguição”.

A “São José confiamos o terno descanso de todos os que faleceram nesta pandemia, para dizer com São Francisco de Assis: irmã morte, és irmã e porta do encontro com Deus que é o cume da felicidade para a alma”, assegurou o Prelado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: