Dom Raúl Berzosa, Bispo Emérito da Diocese de Ciudad Rodrigo (Espanha), anunciou, através de um comunicado, que foi “destinado a Roma” e, portanto, a partir de setembro e durante o ano de 2019-2020 “estará a serviço da Santa Sé, concluindo assim seu ano de afastamento”.

Em um comunicado divulgado pela Diocese de Ciudad Rodrigo, o Prelado manifestou "sinceros agradecimentos a todos os seus fiéis, compatriotas e a todas as pessoas interessadas em sua situação nos últimos meses".

Dom Berzosa também pediu "orações para poder cumprir seu novo serviço e missão em Roma".

Dom Raúl Berzosa estava temporariamente afastado por “razões pessoais”, desde junho de 2018. O Papa Francisco aceitou sua renúncia como Bispo de Ciudad Rodrigo, uma pequena diocese na província de Salamanca (Espanha), em janeiro passado, e nomeou Dom Jesús García Burillo como “administrador apostólico sede vacante”.

O Bispo Berzosa tinha sido acusado de "comportamento imoral" e má administração de fundos da diocese. Durante o período de afastamento, foi investigado pela Congregação para os Bispos e nenhuma das denúncias foi comprovada como verdadeira.

Durante seu afastamento temporário, Dom Berzosa esteve em um convento na França e realizou uma experiência pastoral na Colômbia. Terminado este tempo de reflexão, colocou-se à disposição do Papa Francisco, que decidiu que durante o período de 2019-2020 servirá na Santa Sé.

Confira também: