Morreu na terça-feira, 4 de maio o bispo emérito de Jataí (GO), Dom Aloísio Hilário de Pinho, aos 87 anos. O Prelado sofreu um infarto, na cidade de Rio Claro (SP). Seu corpo está sendo transladado para a cidade goiana, onde será sepultado na Catedral Divino Espírito Santo.

Em nota, a Diocese de Jataí expressou o seu pesar pela morte do bispo emérito, assim como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Recordamos, com afinco, a fidelidade à Igreja, características do ministério de Dom Aloísio, que tinha como lema episcopal ‘na caridade sincera’. Sabemos também que Dom Aloísio dedicou-se à celebração dos sacramentos, especialmente o da Crisma, que lhe permitiu um contato direto com a juventude da Diocese de Jataí”, afirmou nota assinada pela presidência da CNBB.

A Conferência dos Bispos também disse se unir em oração e solidariedade a “todos os que conviveram com Dom Aloísio”.

Segundo a Diocese de Jataí, o corpo de Dom Aloísio saiu de Rio Claro às 9h30 desta quarta-feira e a previsão é de que chegue a Jatai às 20h, onde será levado para a Catedral Divino Espírito Santo. A partir das 22h será celebrada Missa a cada duas horas até amanhã às 6h.

Às 9h de quinta-feira, haverá a oração do terço, seguida da Missa Exequial, às 10h, presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Em seguida, Dom Aloísio será sepultado na cripta da Catedral.

Biografia

Dom Aloísio Hilário de Pinho nasceu em Mariana (MG), no dia 14 de janeiro de 1934. Membro da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, conhecida como orionitas, fez sua primeira profissão religiosa em 25 de março de 1955.

Cursou o ensino médio no Seminário da Congregação Dom Orione; Filosofia com os padres Capuchinos em Curitiba (PR); e Teologia na Universidade Gregoriana em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1963.

Foi nomeado Bispo de Tocantinópolis (TO) em 9 de novembro de 1981 e recebeu a ordenação episcopal em 20 de dezembro do mesmo ano. Mais tarde, em 22 de dezembro de 1999, foi nomeado bispo de Jataí, diocese da qual tomou posse em fevereiro de 2000.

Ao completar 75 anos, conforme prevê a norma eclesiástica, apresentou seu pedido de renúncia, que foi aceito pelo Papa Bento XVI. Assim, em dezembro de 2009, tornou-se bispo emérito de Jataí. Entretanto, seguiu à frente da diocese até a posse de seu sucessor em 6 de março de 2010. No mês seguinte, passou a residir na fraternidade orionita de Rio Claro (SP), colocando-se à disposição para colaborar nos trabalhos pastorais da Diocese de Piracicaba (SP).

Confira também: