O bispo do Porto, Portugal, dom Manuel Linda, pediu a cada fiel da diocese que, nos dias 5 e 6 de agosto de 2023, “liberte os sacerdotes de trabalhos pastorais (batismos, casamentos, etc.) que podem ser antecipados ou atrasados uns dias”. Esses dois dias cairão no sábado e no domingo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Em uma nota aos fiéis, dom Manuel Linda afirmou que os padres e diáconos serão “indispensáveis para muitos trabalhos” na JMJ, como “as confissões e outros momentos celebrativos e formativos”.

O bispo afirmou ainda que pediu aos párocos “que providenciem, no mínimo, uma celebração em cada paróquia”. Mas, “se os horários normais forem alterados, os fiéis leigos saberão compreender e aceitar estas motivações”, afirmou.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa de 1º a 6 de agosto de 2023. . As inscrições para peregrinos e voluntários foram abertas no dia 23 de outubro. O papa Francisco foi o primeiro a se inscrever. Três dias depois, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também fez sua inscrição. Dom Linda afirmou que os bispos portugueses também já estão inscritos.

“Temos de apressar as inscrições. Nesta fase, custam menos do que nas proximidades do evento. E, por uma questão de logística (dormidas, refeições, transportes, etc.), a organização precisa de saber com quantos jovens vai contar”, disse, ao incentivar as inscrições.

O bispo do Porto também fez um convite “a quem Deus mais beneficiou com bens econômicos, e todos quantos possam, a ajudarem os jovens diocesanos a pagar a sua inscrição”. Também pediu ajuda para os jovens estrangeiros que solicitam apoio, sobretudo os “de países pobres ou muito longínquos, quase sempre a testemunharem a fé em contexto muito difícil ou até de perseguição”.

Dom Manuel Linda lembrou que a JMJ será antecedida pelos “Dias nas Dioceses”, de 26 a 31 de julho de 2023. Trata-se de um encontro a fim de integrar os peregrinos com as comunidades paroquiais das várias dioceses de Portugal.

Para esses dias, o bispo do Porto disse contar “com a generosidade das famílias cristãs para alojarem um ou mais jovens”.

“São precisos, desde já, milhares de voluntários para ajudarem nesta mega organização da JMJ Lisboa2023. Aos pais solicito autorização e aos jovens generosidade”, concluiu.

Confira também: