O Bispo Militar do Paraguai, Dom Ricardo Valenzuela Rios, lamentou que no país "algo" valha mais que a vida, referindo-se aos últimos assassinatos e suicídios que se produziram no território.

"Por que alguns homens se fazem donos da vida de outros, a quem Deus disse sim quero que viva, porque estão feitos a imagem e semelhança de Deus? A vida vale acaso menos que o dinheiro?", questionou o Prelado.

"Por que nos calamos, não indagamos o que está acontecendo com meu filho, fruto da carne de minha carne e ossos de meus ossos, para perguntar como vai meu filho, como você se sente? Não é acaso meu outro eu, minha prolongação?", interpelou.

Para o Bispo castrense, "é hora de nos desprender das muitas coisas que nos sobram e dar àqueles que não têm para comer hoje, vestir-se hoje, dormir hoje, curar-se hoje, e um pouco de afeto. Peçamos (à Virgem) uma oportunidade de fazer bem as coisas".

Na Missa central em honra da Virgem da Medalha Milagrosa, Dom Valenzuela indicou que Deus "fez maravilha, mas nós destruímos nossa própria família, minha pessoa, minha vizinhança, meu habitat: O planeta Terra. É por isso que uma vez mais a Virgem Maria quer nos falar, mas lhe custa porque está vendo algo que a entristece e portanto uma mãe sempre quer corrigir o filho que começa a tomar o mau caminho como a parábola do filho pródigo".