O bispo de Nova Iguaçu (RJ), dom Gilson Andrade da Silva, enviou uma mensagem de solidariedade aos atingidos pelas chuvas em Petrópolis (RJ). Dom Gilson fez parte do clero da diocese de Petrópolis e viveu na cidade “como padre por quase 30 anos”.

“Entre as vítimas da atual tragédia conto também amigos e conhecidos”, disse.

“Estes dias marcam uma página triste no livro da vida de todos nós ao acompanharmos o drama dos moradores da cidade de Petrópolis, cidade onde vivi e servi como padre por quase 30 anos”, afirmou dom Gilson. O bispo de Nova Iguaçu manifestou sua “solidariedade, compartilhando a dor” dos parentes de seus amigos e conhecidos e “de todos”. “Em particular, dirijo o meu pensamento ao caro irmão no episcopado, dom Gregório Paixão, e também aos irmãos padres, da minha também amada diocese de Petrópolis”, acrescentou.

Dom Gilson Andrade da Silva foi ordenado padre da diocese de Petrópolis em 1991 e atuou em diversas paróquias. No seminário diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, foi vice-reitor nos períodos de 1991 a 1997 e de 1999 a 2004. Em agosto de 2004, assumiu a reitoria do seminário, função que exerceu até ser nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA), em julho de 2011.

Em Salvador, dom Gilson conviveu com o atual bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, que também era bispo auxiliar da arquidiocese primaz do Brasil. Dom Gregório assumiu a diocese de Petrópolis em 2012 e, em 2018, dom Gilson retornou para o Estado do Rio de Janeiro com sua nomeação para a diocese de Nova Iguaçu.

Em sua mensagem, dom Gilson convidou todos os seus diocesanos a “oferecerem orações e doações para que os nossos irmãos e irmãs se sintam ainda mais abraçados pela nossa caridade fraterna neste momento de tanta dor”.

Pediu que todas as paróquias façam um “dia de oração e vigília” no domingo, 20 de fevereiro, “pelas vítimas da tragédia” e “pela reconstrução da vida dos que foram atingidos de diversas formas”. Além das missas, dom Gilson solicitou que “haja outros momentos de oração ou adoração nesta intenção”. Nesta mesma data, a diocese de Petrópolis celebrará um dia de oração pelas vítimas das chuvas, convocado por dom Gregório Paixão.

Sobre as doações, dom Gilson afirmou que podem ser entregues na igreja matriz de todas as paróquias da diocese de Nova Iguaçu. Entre as doações urgentes, listou: leite infantil para complementação alimentar, roupas infantis, fraldas infantis e geriátricas, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoa.

O bispo recordou ainda a campanha SOS Petrópolis, promovida pelo regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba as dioceses e arquidioceses do Estado do Rio de Janeiro. As doações podem ser feitas por meio de depósito, transferência ou PIX para: Banco Bradesco, agência 0401, conta corrente 114.134-1, CNPJ: 28.805.190/0001-33, chave Pix 24988280216.

“Que não haja indiferença diante da dor de ninguém e que pela intercessão de Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da diocese de Petrópolis, haja esperança e força nos corações para o recomeço”, concluiu.

Confira também: