Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de Joinville, Santa Catarina, e presidente do regional Sul 4 da CNBB, foi nomeado presidente da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Além de dom Francisco, dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília, dom José Negri, bispo de Santo Amaro (SP), e dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo de Caruaru (PE), também integram a Comissão Especial.
 
Os padres Everton Fernandes Moraes e Tarcísio Pedro Vieira, Eliane de Carli, Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira e Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos são os assessores da comissão.
 
O texto de nomeação cita o motu proprio do papa Francisco que, em 2019, estabeleceu novos procedimentos para denunciar casos de assédio e abuso do clero. Desde então, “a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente vem ganhando destaque em suas atividades e orientações para garantir o cumprimento do decreto papal”, diz a nota da nomeação.
 
“Prova disso foi a implementação do núcleo Lux Mundi, uma parceria da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente, da CNBB, com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para facilitar e possibilitar o estabelecimento de comissões nas dioceses e congregações religiosas e velar pelo bom desempenho das mesmas para a proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis”, afirma o texto.
 
O principal objetivo do Lux Mundi é acompanhar as comissões e ser referência para dúvidas em relação à aplicação ds normas estabelecidas pelo motu proprio.

Confira também: