O Bispo Auxiliar de Hong Kong, Dom Ha, durante uma reunião com jovens católicos, em 19 de outubro, pediu para rezar o Terço no mês de outubro e estabelecer uma comissão de investigação independente sobre a violência policial, como passos necessários para uma “viagem de reconciliação” na sociedade de Hong Kong após quatro meses difíceis e tensos.

Desde junho passado, Hong Kong registrou inúmeros protestos, atraindo milhões de pessoas em alguns fins de semana. Originalmente, os manifestantes queriam que o governo de Pequim cancelasse um projeto de lei de extradição que permitiria que qualquer pessoa detida fosse enviada para a China continental.

Segundo informou ‘Asia News’, as autoridades finalmente cederam no início de setembro, mas então, os protestos aumentaram suas exigências e apresentaram “cinco exigências” ao governo, incluindo a democracia plena e uma investigação sobre o uso excessivo da força pela polícia.

Com o governo comunista optando por não dizer nada sobre essas exigências e a polícia optando por uma repressão cada vez mais violenta, os elementos mais radicais dentro do movimento de protesto aparentemente teriam decidido por uma forma de guerrilha urbana, indicou ‘Asia News’.

No último fim de semana, mais 34 manifestantes foram presos, chegando a um total de 2.500 pessoas sob custódia, um terço delas com menos de 18 anos. Mais da metade de todos os manifestantes são jovens com menos de 29 anos.

Em declarações aos jovens no Centro Diocesano de Caine Road, Dom Ha disse que ficou emocionado com os "jovens fiéis que expressaram seus pontos de vista sobre a participação de nossa Igreja na sociedade".

"Estou convencido de que uma das formas necessárias para resolver a difícil situação atual em Hong Kong é a criação de uma comissão de investigação independente", afirmou o Prelado. "Este é, sem dúvida, o consenso da maioria das pessoas em Hong Kong, pois conta com o apoio de 70 a 80 por cento dos cidadãos que participaram de pesquisas de opinião recentes".

Dom Ha convidou os fiéis a rezarem o Terço durante todo o mês de outubro, terminando todas as noites às 22h ou quando for conveniente, com a invocação de "Maria, desatadora dos nós, rogai por nós!".

"O elemento crucial é 'rezar sempre sem desanimar'! Que o Senhor toque o coração dos funcionários do nosso governo para responder ao público, mediante a criação de uma comissão de investigação independente, para que a sociedade possa empreender a viagem da reconciliação através da descoberta da verdade”, concluiu.

Confira também: