Conforme divulgado no boletim desta semana da diocese de Leiria-Fátima, no último dia 06, o cardeal Dom António Marto, recebeu do Papa Francisco mais uma honra e uma responsabilidade em seu ministério: a nomeação como membro do "Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida".

Segundo explica a diocese, “este é um dos departamentos da Cúria Romana, criado pelo Papa Francisco com o documento ‘Sedula Mater’, de 15 de agosto de 2016, reunindo num mesmo organismo as competências e funções dos então extintos Pontifício Conselho para os Leigos e Pontifício Conselho para a Família”.

Ainda segundo o boletim eletrônico da diocese portuguesa que alberga o Santuário Mariano mais visitado de Portugal, D. António Marto afirmara a sua disposição de "ser parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja" e a sua "inteira disponibilidade" para o que lhe viesse a pedir como colaboração.

Em declarações ao jornal Presente, comentava hoje que recebeu a notícia "com surpresa e alegria", mantendo o mesmo espírito de "abertura à colaboração" que lhe venha a ser pedida no Dicastério de agora integra.

Quando foi nomeado Cardeal, Dom Marto fez questão de ressaltar que a nomeação cardinalícia se tratava de “um serviço à Igreja Universal, de comunhão com o Papa Francisco, como seu colaborador mais próximo”.

O Bispo de Leiria-Fátima havia indicado ainda que a grande “reforma da Igreja” que o Papa está a realizar é na verdade o convite a colaborarmos para “tornar (a Igreja) mais fiel ao estilo do evangelho” e que isto se realiza “a partir da dimensão da santidade e da dimensão missionária”.

Confira também: