O bispo de Orihuela-Alicante, Espanha, dom José Ignacio Munilla, deu conselhos aos jovens para que possam descobrir e viver o caminho que leva à felicidade autêntica.

No domingo (7), dom Munilla publicou no seu canal do YouTube Em ti confio um discurso que fez a um grupo de adolescentes de ITIO, o novo projeto pastoral da diocese de Orihuela-Alicante que busca ajudar os jovens a discernir seu carisma e vocação.

No discurso, Munilla refletiu sobre o significado de três palavras: situar-se, amar-se e entregar-se e, a partir delas, ofereceu três conselhos práticos aos jovens para que encontrem o caminho para serem plenamente felizes, em meio aos desafios do nosso tempo.

1. Situar-se: Viva com paixão onde Deus “plantou” você

Dom Munilla lembrou aos jovens que cada pessoa deve "aceitar e conhecer o lugar em que Deus nos colocou nesta vida", porque "cada um deve florescer onde Deus nos plantou".

Ele disse que algumas pessoas estão sempre desejando estar em outro lugar, situação ou "cenário diferente daquele em que vivem, pensando que em outro cenário seriam felizes ou fariam muitas coisas".

No entanto, alertou que esta é uma “tentação” que devemos combater.

"Situar-se é colocar os pés onde você está e se entregar com alma, coração e vida", seja nos estudos, na família e nos amigos que tem, destacou.

“Não tenha nostalgia de estar em outro lugar, em outra situação, em outro cenário, mas viva o momento presente e a situação em que vive com intensidade de amor. Viva-a com verdadeira paixão e verdadeiro amor e nela encontrará a sua vocação”, afirmou.

Dom Munilla recordou que a vocação não consiste em fugir de onde estou, mas em “abraçar o presente e em descobrir que Deus está me esperando nele”.

2. Ame a si mesmo: Lembre-se que Deus ama você e lhe deu uma missão

Dom Munilla lembrou que “uma das feridas mais típicas de nosso tempo é a sociedade que gera todo tipo de estereótipos” sobre os atributos de uma “pessoa de sucesso”.

Ele explicou que, para a sociedade atual, o sucesso implica, por exemplo, ter um físico de modelo ou ter sucesso como o famoso jogador de futebol Lionel Messi, e isso faz com que muitas pessoas tenham "todo tipo de sentimento de insegurança".

O bispo espanhol disse que alguns costumam dizer a si mesmos: "Sou um lixo, não valho nada, porque minha vida é um desastre", e advertiu que isso é uma tentação do maligno, "que é como se você dissesse: 'Deus errou com você, Deus lhe fez mal’”.

Dom Munilla lembrou que "Deus não faz lixo", porque "se Deus me amou desde toda a eternidade e deu sua vida por mim, então eu também me amo e não tenho o direito de me desprezar. Quem sou eu para dizer isso? Eu não tenho direito".

O bispo ensinou que para desmascarar a tentação do maligno, devemos lembrar que nossa existência "nasce do amor" do Senhor e que "cada um de nós é uma obra de arte de Deus".

Depois de reconhecer o amor incondicional de Deus, você tem o dever e a “vocação” de amar a si mesmo e descobrir os talentos e dons que Deus lhe deu, “sem invejar ninguém, mas descobrindo o amor de Deus em nossas vidas”, acrescentou.

Então, amar a si mesmo é “não se comparar com os outros, fugir dos complexos de inferioridade” e “se ver na presença de Deus”, o que significa saber que você é amado e querido por Cristo, disse ele.

3. Entregue-se: Esqueça de si mesmo e faça os outros felizes

Dom Munilla disse que o "segredo da felicidade" é se entregar, porque "esta vida só vale a pena ser vivida para nos entregar e nos desgastar" e "entregá-la por um grande ideal".

Mais em

Diante da tendência dos jovens de colocar o prazer dos sentidos acima do propósito da vida, Munilla disse que o conforto não traz felicidade.

O bispo disse que "quando você procura a si mesmo", tudo o que faz é centrado "no que eu gosto", em viver de forma confortável, buscando um "status de vida" ou para ter um bem-estar. Mas "aquele que busca bem-estar e comodidade, paradoxalmente não encontrará a felicidade", disse.

Pelo contrário, destacou que Deus nos criou para sermos felizes e nos deu a liberdade de "doar nossa vida" aos outros, pois é no esquecimento de si mesmo que se encontra a verdadeira felicidade.

Dom Munilla afirmou que os pais dele nunca se queixaram de entregar a vida pelo cuidado do filho. "Eu nunca vi neles: 'Ei garoto, você está me sobrecarregando' ou 'Eu agora também tenho direito à minha vida privada'. Eu nunca vi isso neles, eles estavam sempre esquecendo a si mesmos", lembrou.

“Essa é a verdadeira vida. A pessoa é feliz, esquecendo-se de si mesma e tentando fazer os outros felizes. Essa é a sabedoria da vida que descobrimos em nossos pais”, concluiu.

Confira também: